Governo dos Açores sem decisão sobre vacinação de crianças a partir dos 12 anos

6 de Agosto 2021

O secretário regional da Saúde dos Açores afirmou esta sexta-feira que o executivo ainda nada decidiu sobre vacinar contra a Covid-19 crianças a partir dos 12 anos, porque há “decisões políticas” e essa é, agora, vacinar 70% da população.

“Há decisões que são políticas e não da Comissão de Luta contra a Pandemia [dos Açores]. Em regra, as recomendações [da comissão] têm sido seguidas. Neste caso, não estamos a ir contra. Não estamos a decidir, ainda”, disse Clélio Meneses em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, em resposta a questões dos jornalistas.

Confrontado com as declarações feitas na quinta-feira pelo Presidente da República sobre a vacinação dos mais novos, o secretário regional frisou que “cada situação tem o seu tempo”, que a prioridade nos Açores é atingir 70% da população vacinada e, “entretanto, haverá segurança científica” relativamente à inoculação a partir dos 12 anos.

De acordo com Clélio Meneses, mesmo que o Governo Regional decidisse, agora, “vacinar estes jovens, eles não seriam vacinados no imediato”.

“Cada situação no seu tempo. Entretanto, haverá segurança científica que diga que esta vacinação é adequada. Há quem o defenda e respeitamos. Há quem coloque algumas dúvidas. Enquanto especialistas assumem e assentam as suas posições, vamos fazendo o que nos compete, que é vacinar a população”, explicou.

Sobre este tema, o governante disse ainda que o combate à pandemia se faz, “sobretudo, com pragmatismo”.

“Não vale a pena estar com previsões ou decisões que não são exequíveis no imediato. A nossa primeira meta é vacinar 70% da população”, vincou.

Questionado sobre a recomendação da comissão regional de luta contra a pandemia no sentido de as crianças a partir dos 12 anos serem vacinadas, Clélio Meneses alertou que “há decisões que são políticas e não são da comissão da pandemia”.

Sobre a demissão do coordenador da comissão, Gustavo Tato Borges, o secretário regional começou por dizer que “a luta contra a pandemia cada vez mais vai tendo contornos que não são os que levaram à necessidade de um acompanhamento mais permanente” e que, “a partir de agora”, o combate se faz “sobretudo a partir do processo de vacinação”.

“Confirmo que Gustavo Tato Borges entende que o seu percurso no combate à pandemia tinha um limite. Como todos os açorianos sempre desejamos. É um processo natural. Quando uma pessoa tem uma missão e essa missão está em vias de [estar] concluída. É a posição de Gustavo Tato Borges, a quem mais uma vez agradecemos”, disse.

O Presidente da República considerou na quinta-feira que as dúvidas relativas à vacinação das crianças entre os 12 e 15 anos não são “tanto dúvidas de princípio, quanto de momento”, afirmando que “tudo tem o seu tempo”.

“As dúvidas que existem quanto à vacinação em idades mais baixas não são tanto dúvidas de princípio quanto de momento. Não se discute o princípio, diz-se que ‘nesta fase ainda não’”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

A DGS recomendou na sexta-feira a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades.

Segundo a norma que define as doenças prioritárias para vacinação entre os 12-15 anos, devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19 as crianças que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica, entre outras patologias.

Para a DGS, deve ser dada a possibilidade de vacinação a todas as crianças desta faixa etária por indicação médica e segundo a disponibilidade de vacinas, remetendo uma decisão sobre o acesso universal para quando houver dados disponíveis adicionais sobre a vacinação nestas idades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights