Alto Comissariado da Guiné-Bissau alerta para terceira vaga muito forte

8 de Agosto 2021

A Alta Comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, alertou hoje a população que a terceira vaga da pandemia no país é “muito forte” e apelou às pessoas para se vacinarem.

“Quero convidar a população guineense a responder massivamente a este donativo para nos protegermos, às nossas famílias e aos nossos negócios”, afirmou a médica guineense.

Magda Robalo, responsável pela entidade que coordena a luta contra a covid-19 na Guiné-Bissau, falava aos jornalistas após a receção de 302.400 doses da vacina Janssen, doadas pelos Estados Unidos no âmbito do mecanismo Covax, para impulsionar a vacinação em todo o país.

As 302.400 doses de vacina vão permitir alargar a vacinação a todo o território nacional.

As vacinas de Janessen vão ser de imediato introduzidas na campanha nacional de vacinação e administradas em comunidades e áreas sanitárias de todo o país.

“Quero pedir ao povo guineense que se proteja contra a covid-19. Estamos a com uma terceira vaga muito forte, pior que a segunda, tanto em termos de mortalidade, como em número de casos”, advertiu também Magda Robalo.

Segundo os últimos dados divulgado pelo Alto Comissariado, a Guiné-Bissau regista um total acumulado de 4.702 casos e 79 vítimas mortais.

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.268.017 mortos em todo o mundo, entre mais de 200,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o último balanço da France-Press com base em dados oficiais.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights