Polícia italiana desmantela rede de venda de certificados falsos

9 de Agosto 2021

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira ter desmantelado uma rede de venda ‘online’ de falsos certificados de vacinação contra a Covid-19, documento tornado obrigatório no país desde sexta-feira passada para aceder a locais púbicos.

Num comunicado, a polícia indicou ter identificado quatro suspeitos, dois deles menores, que se propunham vender os certificados falsos utilizando as redes sociais.

“Milhares de utilizadores foram registados em plataformas de comunicação populares onde colocavam à venda certificados sanitários falsos por um preço de entre 150 e os 500 euros, com garantia absoluta de anonimato graças ao pagamento em criptomoeda ou à compra de ‘vouchers’ em sites de comércio eletrónico”, indicou a polícia.

O certificado é atribuído em caso de vacinação (pelo menos de uma dose), teste negativo nas últimas 48 horas ou de recuperação de Covid-19 nos últimos seis meses.

A partir de 01 de setembro também será exigido em comboios e autocarros de passageiros, bem como aos professores e alunos.

A polícia disse ter identificado um total de 32 canais de “chat” envolvidos no tráfego na rede de mensagens instantâneas da rede social Telegram.

A identificação dos compradores está em investigação.

A ação da polícia ocorreu depois de 20 milhões de italianos terem obtido o certificado de vacinação, o oficial, nos últimos três dias, referiu hoje o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

“É um número extraordinário, que demonstra a consciência e a participação dos cidadãos do nosso país na luta contra a covid-19”, escreveu Speranza no Facebook.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights