Centro Hospitalar do Médio Tejo consegue aprovação de 2,3 ME para investimentos

28 de Agosto 2021

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que agrega os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, conseguiu a aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro no valor de 2,3 milhões de euros (ME) para investimentos.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do CHMT disse hoje que a candidatura agora aprovada, submetida ao programa de apoios do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, “conta com uma comparticipação em 85% do investimento total de 2,7 ME, ou seja, com um financiamento a fundo perdido de 2,3 ME”, e “integra duas componentes de investimento: em edifícios e equipamento básico”.

Segundo Casimiro Ramos, presidente do CHMT, instituição com sede na unidade hospitalar de Torres Novas (Santarém), “os equipamentos incluídos nesta candidatura são a Ressonância Magnética, a colocar na unidade hospitalar de Abrantes, o Microscópio para cirurgia de Oftalmologia, a colocar na unidade hospitalar de Tomar, o Ecógrafo para cirurgia pediátrica, a colocar na unidade hospitalar de Torres Novas, e um Esterilizador de dispositivos médicos a vapor, a colocar na unidade hospitalar de Tomar”.

Também ao abrigo desta candidatura, acrescentou, “está ainda prevista a remodelação da rede de águas na unidade hospitalar de Abrantes, que se encontra degradada e que poderia colocar em causa a salubridade e segurança na sua utilização”, sendo o objetivo global desta candidatura “modernizar as condições clínicas de diagnóstico e de tratamento” no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Congratulando-se com a aprovação, o gestor hospitalar disse que a mesma “permite libertar verbas para outros investimentos previstos para o próximo ano, sem o prejuízo de esses virem também a ser objetos de candidaturas a fundos comunitários, mas sobretudo para lhes dar um impulso de fundos próprios que podem ser libertos para isso”.

Casimiro Ramos disse referir-se “em particular, à remodelação da Urgência em Abrantes e da Consulta Externa, que é um concurso que vai ser lançado até ao final do ano e cuja obra terá de ser iniciada também até ao fim do ano, uma obra que será prolongada por 2022 e com uma relevância enorme”.

Aquele responsável deu ainda conta de necessidade de investimento ao nível da “pintura exterior nos hospitais de Tomar e Torres Novas, substituição de cobertura nos hospitais de Abrantes e Torres Novas”, e “criação de um circuito entre as três unidades com viaturas que transportam os doentes”, em investimento e obras de remodelação que apontou para 2022.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 260 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, no distrito de Santarém, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights