Marcelo Rebelo de Sousa defende importância da leitura e saúda afluência a feiras do livro

28 de Agosto 2021

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou hoje a visita à Feira do Livro do Porto para pedir aos portugueses para “lerem muito”, congratulando-se com a afluência ao certame cultural.

“Ler é muito importante. O livro não pode pagar a fatura da pandemia de covid-19”, afirmou o Chefe de Estado enquanto percorria os mais de 100 expositores do certame, que abriu hoje ao público.

Numa visita demorada, muito por culpa dos autógrafos e `selfies´ que as pessoas iam pedindo, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, por diversas vezes, que “facilmente perdia a cabeça na feira”, dado o seu gosto pela leitura, mas que não podia.

“Isto é uma perdição”, frisou enquanto folheava alguns dos livros expostos nos `stands´, acompanhado do presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira.

Satisfeito por ver “muita gente” no interior do recinto, nos jardins do Palácio de Cristal, e “mais gente” a comprar livros, o Chefe de Estado assumiu sair “esperançado” das feiras dos livros de Lisboa, que visitou na quinta-feira, e do Porto.

“Saí esperançado destes dois dias [quinta e sexta-feira], notei uma grande diferença em relação ao ano passado”, vincou.

A Feira do Livro do Porto deu hoje início à sua oitava edição, organizada pela Câmara Municipal, nos Jardins do Palácio de Cristal, dedicada ao escritor Júlio Dinis com o mote de “Herborizar”.

Com 124 pavilhões, a Feira do Livro do Porto decorre até 12 de setembro.

A programação da feira inclui múltiplas conversas, “duetos” entre poetas, concertos, cinema, animação e variadas atividades para crianças.

Para aceder à Feira do Livro do Porto é necessário o uso de máscara, sendo recomendado que se mantenha a distância de segurança. A feira tem um limite máximo de mil pessoas em simultâneo no recinto.

Em 2020, a Feira do Livro do Porto, que decorreu num contexto de pandemia e com limitação de entradas, recebeu cerca de 100 mil visitantes, tendo contado com participação de 120 pavilhões e 80 entidades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights