Timor-Leste registou mais uma morte e 158 novos casos nas últimas 24 horas

8 de Setembro 2021

Timor-Leste registou mais uma morte associada à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva para 86 o número total de óbitos causados pela doença, e mais 158 novos casos de infeção, segundo dados oficiais.

Segundo o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) timorense, o óbito verificou-se em Díli.

Os 158 novos casos de infeção pela doença, dos quais 109 em Díli e 17 em Baucau, elevam para 18.046 o número total de casos de infetados registados no país desde o início da pandemia de covid-19.

Porém, nas últimas 24 horas, mais 466 doentes foram dados como recuperados, elevando o total de pacientes tratados para 14.329.

Assim, total de casos ativos em Timor-Leste é agora de 3.631.

Hoje o Governo timorense decidiu levantar o confinamento obrigatório geral no município de Díli.

A decisão, tomada em Conselho de Ministros, de levantar este confinamento obrigatório geral seguiu-se à análise da apresentação do ponto de situação epidemiológica do país, feita pelos coordenadores da Sala de Situação do Centro integrado de Gestão de Crises (CIGC).

Mantém-se, contudo, a imposição de cerca sanitária nos municípios de Baucau, Covalima, Díli e Ermera, até ao próximo dia 22 de setembro.

Foi ainda decidido levantar a imposição de cerca sanitária nas áreas abrangidas pelo suco Naimeco, no posto administrativo de Pante Macassar, e pelo suco Bobometo, no posto administrativo de Oesilo, ambos na Região Administrativa Especial de OeCusse Ambeno, a partir das 23:59 de hoje.

A imposição de cerca sanitária no município de Manufahi, em vigor até ao dia 15 de setembro de 2021, não sofreu alterações, segundo a nota do Governo timorense.

De acordo com as decisões anunciadas, mantém-se a proibição de entrada e saída dos municípios de Baucau, Covalima, Díli, Ermera e Manufahi, exceto por razões de segurança pública, saúde pública, assistência humanitária, manutenção dos sistemas de abastecimento público ou de realização do interesse público.

As pessoas que comprovem a vacinação completa (duas doses) contra a covid-19, bem como os menores de seis anos que os acompanhem, não precisam de cumprir esta proibição.

Nesta reunião foi novamente analisado o plano de desenvolvimento para a reestruturação e modernização do Porto de Díli, que tinha sido objeto de deliberação na reunião do Conselho de Ministros de 28 de julho de 2021, mas que a introdução de algumas alterações na fase de redação final tornou necessário a sua submissão a uma nova deliberação.

O Conselho de Ministros manifestou a sua preferência pela adoção da modalidade de financiamento de Parceria Público-Privada (PPP), a desenvolver de acordo com o quadro legal e regulamentar em vigor, indica-se no comunicado.

A covid-19 provocou pelo menos 4.574.225 mortes em todo o mundo, entre mais de 221,13 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights