EAU garantem que 100% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina

27 de Novembro 2021

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) garantiram hoje que toda a população local elegível para a vacinação contra a covid-19 recebeu “pelo menos uma dose da vacina”, facto inédito em todo o mundo.

Segundo o Ministério da Saúde do país do Golfo Pérsico, foram administradas cerca de 22 milhões de doses, o que significa que 100% da população recebeu uma e que 90,18% está “totalmente vacinada”.

Nos EAU, com cerca de 10 milhões de habitantes, e cuja grande maioria é constituída por trabalhadores migrantes, a população pode ser vacinada a partir dos três anos.

O anúncio do Ministério da Saúde do emirado surge numa altura em que foi anunciada a descoberta de uma nova variante do coronavírus, batizada Omicron e cuja origem foi detetada na África do Sul, já considerada “preocupante” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em resposta, muitos países do mundo, incluindo os EAU, fecharam as suas fronteiras a viajantes de países da África Austral.

Segundo as estatísticas oficiais, os EAU acumularam desde o início da pandemia mais de 741 mil casos de infeção com covid-19, doença a que estão associadas 2.145 mortes.

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse (AFP), divulgado na sexta-feira, a covid-19 provocou pelo menos 5.180.276 mortes em todo o mundo, entre mais de 259,46 milhões infeções pelo novo coronavírus.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Omicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a OMS, o “elevado número de mutações” pode implicar maior infecciosidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights