Autoridades angolanas preocupadas com pessoas sem segunda dose da vacina

13 de Dezembro 2021

 O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola alertou esta segunda-feira para o número de pessoas que ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, “com um hiato muito grande” entre as duas tomas.

Franco Mufinda, que falava à imprensa à margem do ato de celebração do Dia Mundial da Cobertura Universal da Saúde, disse que o país tem disponível muitas vacinas, que têm sido adquiridas pelo Governo e também através de doações.

“Neste momento, temos acima de 19 milhões de vacinas em stock, já imunizámos com a primeira dose 10,5 milhões de pessoas, estamos a falar de pouco mais de três milhões de pessoas que teriam já fechado o processo de vacinação, sendo que há um hiato muito grande entre a primeira dose e a segunda, (as) pessoas em falta passam de sete milhões”, disse.

O governante fez um apelo à população para aderirem aos postos de vacinação e também às brigadas que foram criadas em função da realidade de cada região do país.

Segundo Franco Mufinda, está previsto que, no princípio de 2022, se inicie o processo de vacinação dos adolescentes, entre os 12 e 17 anos.

“Este é o plano que a comissão multissetorial tem e há um pensamento também do reforço da terceira dose. Temos acima de 19 milhões de doses, isso dá azo a que assim se proceda”, afirmou.

Por sua vez, a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Djamila Cabral, reforçou o apelo para o cumprimento do calendário vacinal, a fim de combater a pandemia.

 Djamila Cabral, que participou da cerimónia, considerou necessário e imprescindível que a população angolana elegível tome as duas doses da vacina, para sua proteção e da comunidade.

A responsável manifestou igualmente preocupação por se registar um certo abrandamento na procura da vacinação.

A representante da OMS em Angola frisou que além de causar deficiências e mortes, a covid-19 desviou recursos humanos, infraestruturas e financiamentos de outros serviços.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights