Costa visita hoje São Tomé e Príncipe com agenda dedicada à saúde e defesa

19 de Dezembro 2021

O primeiro-ministro visita hoje São Tomé e Príncipe, onde terá encontros institucionais com o seu homólogo e com o Presidente são-tomense e uma agenda sobretudo dedicada à cooperação nas áreas da saúde e da defesa.

Nesta deslocação de 24 horas a São Tomé e Príncipe, António Costa estará acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

O líder do executivo português deverá chegar a São Tomé ao início da tarde, tendo logo a seguir encontros com o seu homólogo, Jorge Bom Jesus, e com o Presidente da República, Carlos Vila Nova.

Após os encontros institucionais, António Costa desloca-se ao navio-patrulha Zaire, da Marinha Portuguesa, que desde 2018 se encontra em missão em São Tomé e Príncipe, no âmbito de um acordo bilateral.

Em várias intervenções públicas, como aconteceu na última Assembleia Parlamentar da NATO, que se realizou em Lisboa, o primeiro-ministro tem alertado para a urgência de um reforço dos meios de defesa no Golfo da Guiné, visando combater a pirataria e preservar a segurança marítima.

Este navio-patrulha Zaire, operado por uma guarnição mista, atualmente com 23 militares portugueses e 13 são-tomenses, tem como principais missões contribuir para a formação da guarda costeira são-tomense, reforçar a vigilância e a fiscalização dos espaços marítimos neste país e a segurança na região do Golfo da Guiné.

Ao fim da tarde, António Costa visita o Hospital Central de São Tomé, que está integrado no projeto de cooperação Saúde para Todos, lançado em 1988 e que é considerado um dos mais importantes da cooperação portuguesa.

Segundo fonte diplomática nacional, este programa destina-se a reforçar a acessibilidade, a equidade e a eficácia na prestação de cuidados de saúde e funciona nos centros de saúde do país, assim como no Hospital Central de São Tomé e no Hospital do Príncipe.

No que respeita ao combate à covid-19, Portugal já doou 86 mil doses de vacinas em três lotes diferentes – um de 12 mil e dois de 37 mil -, acompanhadas do material necessário para a inoculação.

O último ponto do programa do primeiro-ministro em São Tomé será um jantar de Natal com militares portugueses, no Espaço Cacau, em que também estará presente o ministro da Defesa Nacional são-tomense.

Em termos de relações bilaterais, em 02 de outubro deste ano, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu à posse de Carlos Vila Nova como Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Nessa ocasião, em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que convidara o novo Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, a visitar Portugal e anunciou que o primeiro-ministro, António Costa, visitaria São Tomé e Príncipe até ao final deste ano.

Nessa mesma deslocação, o Presidente da República também esteve no navio-patrulha Zaire, da Marinha Portuguesa.

Perante a guarnição mista do Zaire, com cerca de dois terços de militares portugueses e um terço de são-tomenses, o chefe de Estado deixou uma mensagem “de gratidão” e expressou “confiança numa missão que não para, não vai parar, vai continuar e é prestigiante para dois Estados irmãos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights