Urgência de Leiria recebe 37 jovens com febre e dores musculares mas descarta para já ‘legionella’

4 de Março 2022

 Trinta e sete jovens com sintomas de febre, tosse e dores musculares, recorreram à Urgência Pediátrica de Leiria, divulgou na quinta-feira a instituição que descartou, até ao momento, um surto de ‘legionella’, após realizar 20 testes de despiste.

Entre os 37 jovens, com idades entre os 14 e 17 anos, que recorreram na quinta-feira à Urgência Pediátrica, foram confirmados dois casos de Covid-19 e um caso de gripe, explicou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) em comunicado.

Para já, nenhum jovem está internado, sendo que quatro destes aguardam exames, 13 aguardam observação e 20 já tiveram alta, pode ler-se.

“Foram realizados 20 testes para despiste de ‘legionella’, todos com resultado negativo, pelo que não se confirma, para já, legionella”, bactéria que está na origem da doença do legionário, refere a instituição no comunicado.

Os jovens recorreram à urgência com sintomas de febre, tosse e dores musculares.

Na nota de imprensa, o CHL garantiu que irá continuar a acompanhar esta situação, que atualizará “se considerar pertinente”.

E apelou a todos os pais e jovens que acorrem ao serviço de urgência “que mantenham a calma enquanto aguardam o respetivo atendimento médico, respeitando as regras de segurança e distanciamento social”.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This