Mais de 500 trabalhos na 15.ª edição do encontro de investigação jovem da U.Porto

4 de Maio 2022

Mais de 500 trabalhos de investigação sobre temas como as alterações climáticas, covid-19 e guerra na Ucrânia vão, durante os próximos dois dias, ser apresentados pelos estudantes da Universidade do Porto na 15.ª edição do Encontro de Investigação Jovem.

Em declarações à agência Lusa, o vice-reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade do Porto, Pedro Rodrigues, salientou que o evento, que arranca na quarta-feira, é “um espaço privilegiado para os estudantes mostrarem os resultados da investigação que fizeram ao longo do ano”.

Num ambiente semelhante um congresso científico, a 15.ª edição do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), que decorre até sexta-feira, conta com 545 trabalhos de investigação dos mais variados temas, como as alterações climáticas, a covid-19 e a guerra na Ucrânia.

Depois da última edição ter sido realizada ‘online’ devido à pandemia da covid-19, o IJUP regressa este ano em formato híbrido, com as 321 comunicações orais a decorrerem em “mais de 50 salas virtuais paralelas” ao longo de quarta e quinta-feira.

Já na sexta-feira, as portas da Reitoria da Universidade do Porto abrem-se, entre as 09:00 e 13:15, para receber 224 comunicações ‘poster’.

“Este ano temos muitas salas paralelas com apresentações que se dividem em 20 áreas temáticas, desde a alimentação, arquitetura, ciências biológicas, engenharia, ambiente, ciências da educação, ciências do desporto”, referiu o vice-reitor, destacando que tem surgido “áreas emergentes” como o direito e a criminologia.

“Os estudantes vão apresentar trabalhos em muitas áreas que são emergentes e de interesse societal agora”, salientou.

Caberá também à Reitoria da Universidade do Porto acolher a sessão de encerramento do IJUP, marcada para as 15:00 de sexta-feira, e que inclui uma palestra, intitulada ‘A Im(Paciência) na Comunicação de Ciência’, e a entrega do prémio ao vencedor do concurso do logótipo IJUP.

O encontro termina, pelas 16:30, com a festa de celebração dos 15 anos do evento, que vai juntar os participantes no pátio do polo central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Entre os 545 trabalhos científicos vão ser distinguidas “cerca de 50 apresentações orais ou em poster das múltiplas áreas”, revelou Pedro Rodrigues, dizendo que a distinção reflete o “sucesso” do trabalho desenvolvido pelos estudantes, mas também das capacidade e competências adquiridas.

“O desenvolvimento de competências transversais no âmbito do percurso formativo assenta numa formação universitária muito ligada com a investigação científica. O estudante tem de começar a participar tão cedo quanto possível”, referiu, acrescentando que a participação dos estudantes tem aumentado consecutivamente nas últimas edições, o que denota o “interesse na consolidação da experiência científica”.

Ao longo das 14 edições do evento organizado pela vice-reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade do Porto, foram apresentados mais de cinco mil estudos científicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights