Atividade epidémica da gripe com tendência decrescente e incidência baixou

6 de Maio 2022

A atividade epidémica da gripe está com tendência decrescente em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), que aponta uma descida da incidência da síndrome gripal para 8,0 por 100.000 habitantes.

De acordo com o boletim de vigilância epidemiológica da gripe relativo ao período entre 25 de abril de 01 de maio (semana 17), a taxa de incidência de infeção respiratória aguda (IRA) acompanhou a descida e passou igualmente para 8,0 por 100.000 habitantes (8,8 na semana anterior).

Segundo o INSA, foi reportado na semana em análise apenas um caso de gripe (Influenza A) pelas 19 Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). O doente tinha 74 anos, apresentava comorbilidades e estava vacinado contra a gripe sazonal.

Desde o início da época, foram reportados 26 casos de gripe pelas UCI que colaboram na vigilância, todos por vírus Influenza A.

Quanto às enfermarias que comunicaram informação, desde início da época foram comunicados 19 casos de gripe, todos igualmente por Influenza A.

Na época 2021/2022, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe (Hospitais) notificaram 100.116 casos de infeção respiratória e foram identificados 6.266 casos de gripe.

Na semana entre 25 de abril e 01 de maio foram identificados 450 casos positivos para o vírus da gripe, todos do tipo A.

Até ao momento, foram detetados 124 casos de co-infeção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2.

No boletim, o INSA diz ainda que desde o início da época 2021/2022, foram identificados outros agentes respiratórios em 5.159 casos. Na semana em análise foram 162 casos.

No total, até à semana 17 (25 abril a 01 maio) foram caracterizados 204 vírus da gripe, todos com características antigénicas que se distinguem do vírus contemplado na vacina contra a gripe da época 2021/2022.

A vacinação contra a gripe arrancou em Portugal no final de setembro, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, e foram vacinadas mais de 2,5 milhões de pessoas.

O boletim do INSA refere ainda que a mortalidade por todas as causas está “dentro do esperado para esta época do ano”.

Sobre a situação europeia, o INSA refere que na semana 16 (18 a 24 de abril), vários países da parte central e ocidental da região Europa apresentaram uma taxa de deteção laboratorial do vírus da gripe acima de 30%: Polónia (67%), Holanda (63%), França (45%), Estónia (44%), Luxemburgo (33%), Dinamarca (30%) e Itália (30%).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights