Marinha Grande vai ter mais 18 desfibrilhadores automáticos externos

11 de Maio 2022

O concelho da Marinha Grande vai ter até ao verão mais 18 desfibrilhadores automáticos externos (DAE), totalizando 23, disse hoje à agência Lusa a vereadora Ana Laura Baridó.

Segundo a vereadora com o pelouro da saúde, a primeira fase de instalação de DAE, num total de cinco em equipamentos municipais onde se desenvolve a prática desportiva, foi concretizada no mandato anterior.

“Neste mandato, a prioridade é que todos os equipamentos municipais, culturais ou desportivos, onde circulam muitas pessoas, tenham DAE. Foram adquiridos nove, que estão em fase de instalação”, explicou.

Entretanto, a Câmara deliberou financiar integralmente a aquisição do pacote de DAE, composto por equipamento, formação e manutenção por três anos, pelas entidades e clubes desportivos do concelho com desporto federado, contemplando nove.

Estes têm a sua sede social no Marinha Grande e aqui desenvolvem, a título principal ou de forma regular, atividades desportivas, com desporto federado, não possuem DAE e são detentores de instalações que utilizam para treinos e competições, de acordo com a deliberação do executivo municipal.

Foram contemplados o Sporting Clube Marinhense, a Sociedade de Instrução e Recreio 1.º de Maio, o Atlético Clube Marinhense, o Sport Lisboa Marinha, o Grupo Desportivo “Os Vidreiros”, o Clube Desportivo Moitense, o Sport Operário Marinhense, o Grupo Desportivo Industrial Vieirense e o Clube Desportivo da Garcia.

O apoio financeiro a conceder pelo Município da Marinha Grande a cada uma destas entidades é de 2.288.84 euros.

“Antes de passarmos à fase seguinte do Plano Municipal de Desfibrilhação queremos apostar na literacia em suporte básico de vida da população em geral”, declarou a autarca, realçando que “de nada serve ter os equipamentos disponíveis se as pessoas não os souberem utilizar e salvar vidas”.

A vereadora adiantou que o plano municipal passa por ter DAE nos espaços públicos ao ar livre, incluindo as praias, nas juntas de freguesia e clubes que, embora não federados, pratiquem atividade desportiva regular, além da aposta na literacia.

“Neste momento, os pavilhões desportivos das escolas têm DAE e este ano a contratualização dos primeiros socorros aos veraneantes nas praias de São Pedro de Moel, Vieira e Velha vai incluir desfibrilhadores automáticos externos”, acrescentou Ana Laura Baridó.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights