Farmácias voltam a fazer testes gratuitos à covid-19 desde que sejam prescritos

24 de Maio 2022

As farmácias voltam a fazer testes gratuitos à covid-19, desde que sejam prescritos, uma medida do Ministério da Saúde prevista entrar hoje em vigor perante a elevada incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional serão gratuitos até ao final de junho, nos casos que tenham sido prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde, ao contrário do anterior regime que terminou no final de abril, que previa a comparticipação à generalidade da população.

Segundo uma portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, que fixou o regime especial de preços máximos para efeitos de comparticipação, o valor máximo da realização dos TRAg de uso profissional não pode exceder os 10 euros.

Neste momento, apenas era possível fazer testes prescritos e comparticipados a 100% nos laboratórios com acordo com o Serviço Nacional de Saúde, possibilidade que volta agora a ser alargada às farmácias comunitárias.

A presidente Associação Nacional de Farmácias (AMF) considerou “bastante positiva” a comparticipação dos testes prescritos à covid-19, salientando ser uma “excelente forma” de as farmácias “ajudarem a reduzir a pressão” sobre as urgências hospitalares e centros de saúde.

De acordo com Ema Paulino, na segunda-feira esta medida estava ainda a ser operacionalizada a nível técnico com os serviços do Ministério da Saúde, uma vez que nesta nova modalidade as farmácias necessitam de ter acesso à prescrição para depois fazer a respetiva comparticipação ao utente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights