PS/Madeira acusa Governo Regional de desvalorizar mortalidade no arquipélago

22 de Junho 2022

O PS/Madeira criticou esta quarta-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP) pela “mudança de postura” na abordagem à Covid-19, considerando que desvaloriza a taxa de mortalidade associada à doença, quando o arquipélago regista um total de 320 óbitos desde o início da pandemia.

“Temos nove vezes mais mortalidade do que no ano passado e temos quatro vezes mais do que no continente”, disse o deputado socialista e líder do partido, Sérgio Gonçalves, na sequência de uma intervenção política no plenário do parlamento madeirense, no Funchal, no período antes da ordem do dia.

Sérgio Gonçalves respondia a um pedido de esclarecimento do deputado Vítor Freitas, também do PS, que recordou declarações recentes do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, durante uma visita a um centro de saúde, onde disse duvidar que 50% das mortes registadas fossem por Covid-19, tendo em conta as doenças associadas.

O governante reconheceu, no entanto, que os doentes que morreram apresentavam teste positivo para SARS-CoV-2.

“Não devemos nem podemos alterar o critério conforme nos interessa”, declarou o deputado socialista Sérgio Gonçalves, cuja intervenção incidiu sobre o setor da saúde, mas não motivou qualquer reação do PSD e do CDS-PP, partidos que suportam o Governo Regional.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250 mil habitantes, regista 320 óbitos associados à Covid-19 desde o início da pandemia.

Atualmente, estão hospitalizados 96 doentes infetados com SARS-CoV-2, um dos quais nos cuidados intensivos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights