Chefe de Estado francês anuncia consulta popular “sobre o fim da vida”

13 de Setembro 2022

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje uma consulta popular sobre o "fim da vida" com vista a um novo "quadro legal" a realizar-se em França, em 2023.

A legislação francesa impede atualmente a eutanásia e o suicídio assistido mas permite “a sedação profunda e contínua até à morte” para doentes em fase terminal e em situação de grande sofrimento e com “prognóstico vital comprometido” no curto prazo.

Uma comissão de cidadãos “vai ser constituída” até ao próximo mês de outubro devendo apresentar as conclusões em março de 2023, indicou o Palácio do Eliseu em comunicado, não fornecendo ainda detalhes sobre a formação do grupo.

Em todo o país vão ser organizados debates que devem “chegar a todos os cidadãos” e o Governo compromete-se a trabalhar de forma concertada com todos os partidos e deputados, disse ainda a Presidência francesa no mesmo documento.

O anúncio de Macron ocorre no mesmo dia em que foi publicado um parecer do Comité Consultivo de Ética de França, que determinou hoje que “a assistência ativa na morte” pode ser aplicada no país mas estritamente “em certas condições”.

Se uma nova lei sobre “o fim da vida” for discutida, passa a existir “um caminho para a aplicação ética na assistência (ativa) à morte”, disse em conferência de imprensa Alain Claeys, membro do comité.

Mesmo assim, as eventuais alterações propostas pelo comité supõem “certas condições – estritas – com as quais parece ser inaceitável transgredir”, frisou de imediato o mesmo responsável.

O comité defende também esforços reforçados em relação aos cuidados paliativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights