Ministro da saúde disponível para ir à Assembleia da República

29 de Setembro 2022

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje estar “completamente disponível” para comparecer na Assembleia da República (AR), mas considerou mais útil um debate sobre as maternidades primeiro no plano técnico e só depois político.

“Estou completamente disponível para comparecer na AR sempre que os senhores deputados entenderam que eu o deva fazer”, disse, lembrando que já foi parlamentar e que conhece bem o funcionamento da AR.

Manuel Pizarro falava aos jornalistas em Lisboa, depois de participar numa conferencia sobre envelhecimento promovida pela União das Misericórdias Portuguesas.

Hoje, na comissão parlamentar de Saúde, o PS chumbou um requerimento do Bloco de Esquerda para audição do ministro da Saúde sobre o encerramento de maternidades e urgências.

Questionado pelos jornalistas o ministro disse que o que lhe explicaram foi que o que mereceu o voto contra do PS foi o tema da audição ser o eventual encerramento de maternidades.

“Eu de facto acho que é mais útil que esse debate se faça no plano politica depois de ser feito no plano técnico”, disse o responsável, acrescentando: “Todos concordaremos que é melhor que as decisões políticas sejam tomadas com rigorosa e sustentada opinião técnica”.

Manuel Pizarro considerou por isso que “os deputados do PS fizeram bem” (em chumbar a audição), porque o debate será mais útil depois de uma opinião técnica.

“Mas não se transforme isto num assunto. Porque eu tenho prazer em fazer este debate muito importante”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights