O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Clélio Meneses, pediu a demissão do cargo, alegando “razões exclusivamente políticas” e “divergências insanáveis”, tendo o pedido sido aceite, segundo disse o próprio à agência Lusa, no sábado, e será substituído no cargo pela vice-presidente do PSD/Açores e médica de profissão Mónica Seidi.
Questionado hoje pela Lusa, o presidente da secção regional da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, disse que “foi com surpresa” que a ordem recebeu a informação do pedido de demissão do governante.
“Em relação à Ordem dos Enfermeiros nós não estávamos à espera. Aliás, tínhamos até há bem pouco tempo levado a cabo algum trabalho com o senhor secretário e tínhamos datas para terminar alguns destes trabalhos. Portanto, foi com surpresa que recebemos a informação”, sublinhou Pedro Soares.
O presidente da secção regional da Ordem destacou que Clélio Meneses “teve sempre um comportamento exemplar para com os enfermeiros”, em especial “na difícil tarefa” de “correção na carreira de enfermagem”, assim como “um trabalho de proximidade na resolução de diversos problemas” do Sistema Regional de Saúde.
Além disso, e durante a pandemia de covid-19, o governante manifestou “uma entrega e uma abertura” para a resolução das problemáticas que iam surgindo diariamente, considera ainda a Ordem dos Enfermeiros nos Açores.
“E, isto deve ser digno de registo. E, obviamente ficamos um bocado surpreendidos, com a informação do pedido de demissão”, vincou ainda Pedro Soares.
Relativamente à nova titular pela pasta da Saúde nos Açores, Pedro Soares disse à Lusa que a Ordem dos Enfermeiros “tem sempre as portas abertas a quem vier por bem” pelo Sistema Regional de Saúde, pelos enfermeiros e pela população nos Açores.
“Esperamos que a nova secretária mantenha o compromisso de terminar os reposicionamentos da carreira dos enfermeiros, que está a decorrer, e que mantenha uma abertura no diálogo e no trabalho conjunto em prol da nossa classe e da nossa população açoriana”, defendeu o presidente da secção regional da Ordem dos Enfermeiros.
LUSA/HN
0 Comments