Alunos de Medicina na Católica vão estagiar no Amadora-Sintra a partir de 2024

12 de Março 2023

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa vão poder realizar estágios clínicos no hospital Amadora-Sintra a partir de setembro de 2024 no âmbito de um protocolo estabelecido entre as duas instituições.

Em comunicado, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, refere que o protocolo prevê a “realização de ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares aos estudantes do curso de Medicina”.

A partir de setembro de 2024, os alunos do 4.º ano deverão iniciar rotações clínicas, oito de cada vez, e a partir de setembro de 2025 para os estudantes do 5.º ano, 10 de cada vez.

“Este protocolo assume uma grande importância”, sublinhou a presidente do Conselho de Administração, citada em comunicado.

Para Joana Chêdas, o acordo permitirá “dar um forte contributo para a formação de futuros médicos”, mas representa também um passo para que o Amadora-Sintra possa vir a constituir-se como um centro hospitalar universitário, agregado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra.

Da parte da Universidade Católica, a reitora, Isabel Capeloa Gil, considerou que “é fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade” e que o protocolo assinado com o Hospital Fernando Fonseca oferece essa garantia.

O curso de Medicina na Católica foi inaugurado em 2021 com uma parceira com o Grupo Luz Saúde para assegurar o ensino clínico.

O Hospital Amadora-Sintra já colabora com outras faculdades de Medicina, das universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, tendo realizado, entre 2021 e 2022, 1.033 estágios médicos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights