ARS do Alentejo lança concurso para contratação de médicos

24 de Junho 2023

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo lançou um concurso público urgente para a contratação de médicos que assegurem a consulta aberta nos centros de saúde de Reguengos de Monsaraz e Arraiolos, no distrito de Évora.

Segundo o anúncio do concurso público, publicado em Diário da República (DR) e consultado pela agência Lusa, o procedimento tem um valor base total de 148.512 euros.

No documento, é referido que o prazo para a execução do contrato é de seis meses e que este período tem início em 01 de julho e final no dia 31 de dezembro deste ano.

Contactada pela Lusa, a presidente da ARS do Alentejo, Maria Filomena Mendes, indicou que este tipo de concursos públicos abre para médicos ou empresas prestadoras de serviços e não prevê um número de clínicos a contratar.

“O concurso foi lançado para um determinado número de horas, que pode ser assegurado por um, dois, três ou quatro [médicos]. Temos é que assegurar que, seja só um médico ou mais do que um, as horas que necessitamos ficam preenchidas”, adiantou.

Segundo a responsável, os médicos ou empresas prestadoras de serviços a contratar têm que “dar respostas às necessidades da população e preencher o horário” da consulta aberta nestes centros de saúde.

“Estes concursos são para colmatar dificuldades que nós temos de falta de médicos e fazemos esta prestação de serviço até ao final do ano na expectativa de que consigamos ter médicos que queiram entrar através do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e que, depois, queiram ficar”, referiu.

Assinalando que, na região, “há muitos médicos a atingir a idade da reforma”, Maria Filomena Mendes realçou que estes profissionais de saúde “agora aposentam-se” e os serviços de saúde “ficam com carências”.

No anterior concurso, acrescentou, o centro de saúde de Reguengos de Monsaraz “ganhou dois médicos”, mas o serviço “ainda tem falta de médicos” para o número de utentes que existe naquele concelho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights