Governo não tem “obsessão ideológica” sobre recurso ao privado

4 de Julho 2023

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse em Beja que o Governo não tem nenhuma “obsessão ideológica” que o impeça de recorrer ao setor privado quando entende ser adequado nem para "diminuir" o setor público.

O ministro foi confrontado, no final de um dia no distrito de Beja, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, com palavras dos líderes do PSD e do Bloco de Esquerda sobre o caso de uma grávida que foi transferida, no domingo, do Hospital de Santa Maria para uma maternidade privada.

Luís Montenegro, do PSD, acusou o Governo de ter uma “visão estatizante e centralista” da forma de gerir o SNS, apesar de estar “mais próximo” do que defende o seu partido, enquanto Mariana Mortágua instou o ministro a “decidir se está ao lado de Luís Montenegro” ou “se está ao lado do SNS”.

“Não temos nenhuma obsessão ideológica que nos impeça de recorrer ao setor privado quando isso é adequado e também não temos nenhuma obsessão ideológica para diminuir ou amesquinhar o setor público e reconhecemos a importância que o SNS teve ao longo destas décadas”, atirou Manuel Pizarro, no Hospital de Beja, onde fez o balanço do dia passado no distrito no âmbito da iniciativa Saúde Aberta.

Para contextualizar a afirmação, Pizarro frisou que está “do lado das pessoas” e que apenas pretende “assegurar que Portugal continua a ser um excelente país para se engravidar” e proteger a saúde das futuras mães, “como o SNS garantiu nestes quase 50 anos de democracia”.

“Para o fazer temos de fortalecer os serviços públicos do SNS. Aliás, é isso que estamos a fazer em Santa Maria. Porque o que vamos fazer é uma remodelação profunda do bloco de partos que vai transformá-lo no mais moderno e no maior bloco de partos do país”, destacou o governante.

Questionado, também, sobre a intenção anunciada pela Ordem dos Médicos de enviar um colégio da especialidade para perceber se estão garantidas as condições de segurança no serviço de obstetrícia do Hospital de Santa Maria, o ministro assumiu que “todos os contributos de diferentes instituições são bem-vindos”.

Por fim, Manuel Pizarro assumiu estar “confiante” de que este será um verão mais tranquilo nos serviços de obstetrícia do que em 2022.

“Tens duas regiões [Lisboa e Vale do Tejo e Algarve] a funcionar com algum regime de rotatividade de algumas maternidades, mas a verdade é que desde que este modelo foi implementado, no final de 2022, tudo tem funcionado com a devida tranquilidade”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights