Centro Hospitalar Cova da Beira utiliza técnica inovadora para “dedo em gatilho”

19 de Setembro 2023

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) foi “o primeiro hospital público” do país a implementar uma técnica para tratar o “dedo em gatilho”, que permite a cirurgia com anestesia local e reduz o tempo de recuperação.

“Com esta técnica inovadora e minimamente invasiva, designada de técnica percutânea ecoguiada, os cirurgiões podem realizar a intervenção através de um pequeno orifício na pele, evitando pontos (suturas) cutâneos e cicatrizes cirúrgicas”, informou aquela unidade de saúde, em comunicado enviado à agência Lusa.

Na mesma nota, o CHUCB, com sede na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, sublinhou que o recurso a esta técnica permite ao paciente sair do procedimento “com plena capacidade para usar a mão intervencionada, podendo regressar às suas atividades diárias e laborais num curto espaço de tempo”.

A unidade de saúde enfatizou que a nova técnica “representa um avanço significativo na abordagem de tratamento para doentes com ‘dedo em gatilho’, pois oferece uma solução mais rápida, eficaz, segura e esteticamente agradável para aqueles que sofrem com esta condição debilitante”.

A cirurgia ao também conhecido “dedo em mola” era habitualmente feita através de uma incisão na palma da mão que, “apesar de eficaz, resultava frequentemente em cicatrizes duras e dolorosas, que poderiam demorar meses a resolver, limitando a capacidade dos utentes para realizar tarefas quotidianas ou retornar ao trabalho”, acentuou o Centro Hospitalar.

A patologia, explicou o CHUCB, afeta a qualidade de vida, provocando inflamação na bainha dos tendões da mão, o que provoca dor e limitações na mobilidade.

A cirurgia, durante a qual os pacientes permanecem acordados, foi feita pela ortopedista Cláudia Santos, responsável pelo grupo de cirurgia de mão do Centro Hospitalar.

O CHUCB integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

Especialistas abordam situação da dengue em Portugal

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) promove na próxima semana a sessão “Dengue em Portugal: Onde Estamos? Risco de Introdução e Proteção de Viajantes”.

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights