Lacerda Sales aponta para 2026 inflexão na cobertura de médicos de família

27 de Setembro 2023

O ex-secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales salientou hoje que estão atualmente em formação 2.300 médicos de família e estimou que a partir de 2026 se registará uma inflexão ao nível da cobertura nacional.

Esta estimativa e este dado sobre médicos de medicina familiar foram transmitidos pelo deputado socialista António Lacerda Sales, em plenário, na Assembleia da República, depois de ter sido alvo de um duro ataque por parte do deputado do Chega Bruno Nunes, que o acusou de ter responsabilidades no “enterro” da saúde em Portugal.

“Sabe quantos médicos de família faltam em Portugal? Sabe quantos portugueses estão sem médicos de família? O senhor teve responsabilidades nisto”, afirmou Bruno Nunes, pegando num assunto que também já tinha sido mencionado pelo deputado do PSD Hugo Oliveira.

Na resposta, António Lacerda Sales referiu que, na sua qualidade de autarca, na Assembleia Municipal de Leiria, nunca ouviu até agora “uma única proposta do PSD ou do Chega sobre saúde”.

“Ouvi zero”, reforçou, antes de procurar traçar a evolução ao nível da cobertura nacional de médicos de família entre o final do executivo PSD/CDS-PP de Pedro Passos Coelho e a atualidade.

Em dezembro de 2015, de acordo com o ex-secretário de Estado, havia 1,1 milhões de portugueses sem médico de família, “número que baixou em 2018 para 690 mil”.

“Agora temos cerca de 1,5 milhões de portugueses sem médico de família, com o volume de aposentações a aumentar e a atingir os 300 por ano – uma consequência do regime de numerus clausus praticado nas universidades a partir da década de 70” do século passado, alegou.

Ainda de acordo com Lacerda Sales, nos últimos anos, o número de cidadãos inscritos nos cuidados registou uma subida na ordem dos 700 mil, o que também levou a um aumento dos cidadãos sem medico de família.

“Temos neste momento cerca de 2300 médicos de medicina familiar em formação. A inflexão vai começar em 2026”, advogou o ex-secretário de Estado da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights