EUA apoiaram Angola com 1,1 ME na resposta a covid-19 nos últimos três anos

5 de Outubro 2023

O Governo norte-americano disponibilizou mais de 1,2 milhões de dólares (1,1 milhões de euros), nos últimos três anos, em assistência à covid-19 em Angola, permitindo a formação de mais de 240 técnicos angolanos, foi hoje anunciado.

“Esta assistência incluiu a aquisição de materiais de apoio aos técnicos de laboratório angolanos, a aquisição de equipamentos para deteção de doenças e implementação de programas de garantia de qualidade”, disse hoje a ministra conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Mea Arnold.

A responsável, que falava, em Luanda, na cerimónia de encerramento do projeto do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA (CDC, na sigla inglesa) de apoio à resposta de Angola à pandemia, referiu que todos os apoios reforçaram a fiabilidade dos resultados dos testes.

O apoio melhorou o controlo da pandemia e a capacidade de resposta do laboratório nacional e outras doenças emergentes, realçou.

Mea Arnold assinalou êxitos das ações do CDC em Angola, no período da pandemia, nomeadamente a distribuição de mais de 20.000 testes e meios de colheita de amostras, formação especializada de mais de 420 técnicos em procedimentos de biossegurança e testagem da covid-19.

A implementação de um sistema de informação em dois laboratórios, que ajudou a organizar a gestão e rapidez da entrega dos resultados dos testes, a realização de mais de 375 descontaminações de laboratórios e a doação de equipamento científico para apoiar futuros testes constam as ações.

Dez laboratórios e dezassete secções de testes moleculares angolanos foram igualmente inseridos em programas de garantia de qualidade externa, no âmbito deste projeto do CDC implementado nos últimos três anos em Angola.

“Estes sucessos não poderiam ter sido alcançados sem a colaboração de todos os nossos parceiros, tais como o Instituto Nacional de Investigação em Saúde, Laboratório Regional de Benguela, laboratórios civis e militares e outros que trabalharam para melhorar o diagnóstico e a resposta a covid-19”, observou.

A ministra conselheira da embaixada norte-americana em Angola garantiu ainda que o seu país vai continuar a colaborar com as instituições governamentais angolanas, atores internacionais e parceiros para a melhoria da saúde de todos os angolanos.

“Embora este projeto tenha acabado com sucesso, o Governo dos EUA continua empenhado em apoiar o Ministério da Saúde na identificação e resposta à emergências de saúde pública”, rematou.

As experiências, desafios e lições apreendidas, no âmbito deste projeto, foram partilhadas no encontro pelos técnicos angolanos, membros da CDC e do seu parceiro de implementação a Rede Africana de Epidemiologia de Campo (AFENET, na sigla inglesa).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights