Líder do PSD justifica problemas na saúde com “a incompetência” do PS

15 de Outubro 2023

O presidente do PSD, Luís Montenegro, defendeu hoje que os utentes não são o problema da situação atual das urgências dos hospitais, mas sim “a incompetência” dos governos socialistas.

“O primeiro-ministro acha que o problema das urgências são os utentes. Amanhã talvez vá dizer que o problema das escolas são os alunos”, escreveu o líder social-democrata numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Dirigindo-se a António Costa, Luís Montenegro defendeu que “o problema são os governos do PS e a incompetência do Partido Socialista”.

O primeiro-ministro reuniu-se na sexta-feira com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministro e secretários de Estado da Saúde, um dia depois de os estatutos deste organismo, em funções há um ano, terem sido publicados e quando Governo e sindicatos médicos ainda não chegaram a acordo sobre aumentos salariais.

Este encontro, que decorreu no Porto, aconteceu também quando se verificam constrangimentos nos serviços de urgência de vários hospitais do SNS devido à recusa de mais de 2.000 médicos em fazerem horas extraordinárias, além das 150 obrigatórias.

Em declarações aos jornalistas no final, o primeiro-ministro afirmou que, a partir de janeiro, o SNS terá as “peças do puzzle devidamente montadas”, depois de o Presidente da República ter insistido, dias antes, na necessidade de se definir o novo quadro orgânico, sob pena de começarem “a rebentar peças do puzzle”.

António Costa indicou que se referia às três grandes reformas do SNS que vão entrar em vigor no próximo ano, nomeadamente a organização do país em Unidades Locais de Saúde, a generalização da passagem das Unidades de Saúde Familiares para o modelo B e a reorganização dos serviços de urgências, e ressalvou que não significa que Portugal se transforme de imediato “no país das maravilhas”.

O chefe de Governo apontou também a necessidade de as pessoas alterarem hábitos, como ligar para a Linha Saúde 24 quando estiverem doentes, em vez de ir “a correr” para o hospital.

Insistindo por diversas vezes nessa questão, Costa ressalvou que, ao irem às urgências sem necessitarem, as pessoas estão, não só a fazer algo que lhes é inútil, como a prejudicar os outros que, efetivamente, têm de ser atendidos nas urgências.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

II Conferência RALS: Inês Morais Vilaça defende que “os projetos não são nossos” e apela a esforços conjuntos

No segundo dia da II Conferência de Literacia em Saúde, organizada pela Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) em Viana do Castelo, Inês Morais Vilaça, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, sublinhou a necessidade de unir sinergias e evitar repetições, defendendo que a sustentabilidade dos projetos passa pela sua capacidade de replicação.

Bragança acolhe fórum regional dos Estados Gerais da Bioética organizado pela Ordem dos Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos organiza esta terça-feira, 11 de novembro, em Bragança, um fórum regional no âmbito dos Estados Gerais da Bioética. A sessão, que decorrerá na ESTIG, contará com a presença do Bastonário Helder Mota Filipe e integra um esforço nacional do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida para reforçar o diálogo com a sociedade e os profissionais, recolhendo contributos para uma eventual revisão do seu regime jurídico e refletindo sobre o seu papel no contexto tecnológico e social contemporâneo.

II Conferência RALS: Daniel Gonçalves defende que “o palco pode ser um bom ponto de partida” para a saúde psicológica

No âmbito do II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, realizado em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Dramaticamente: Saúde Psicológica em Cena”. Desenvolvido com uma turma do 6.º ano num território socialmente vulnerável, a iniciativa recorreu ao teatro para promover competências emocionais e de comunicação. Daniel Gonçalves, responsável pela intervenção, partilhou os contornos de um trabalho que, apesar da sua curta duração, revelou potencial para criar espaços seguros de expressão entre os alunos.

RALS 2025: Rita Rodrigues, “Literacia em saúde não se limita a transmitir informação”

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

II Encontro RALS: Rayana Marcela Oliveira defende que “alimentar” vai muito além dos nutrientes

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

Rosinda Costa no II Encontro RALS: “Respirar bem-estar de dentro para fora” é fundamental para os serviços de saúde

No II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, Rosinda Costa, da ULS do Alto Minho, desafiou a perceção convencional de promoção de saúde. Defendeu que as organizações de saúde devem constituir-se como o primeiro ecossistema saudável, argumentando que “cuidar de quem cuida” representa o alicerce fundamental para qualquer estratégia de literacia. A oradora propôs a transição de iniciativas pontuais para um compromisso institucional com o bem-estar dos profissionais

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights