Liliana Sousa vence eleições para a Ordem dos Nutricionistas

15 de Outubro 2023

A lista liderada por Liliana Sousa venceu as eleições à Ordem dos Nutricionistas, batendo a candidatura liderada por Bárbara Beleza, segundo os resultados provisórios publicados no 'site' da Ordem.

Ao cargo de bastonário, de um total de 1.858 votos, a lista B obteve 49,4% (917 votos) e a lista A ficou com 48,5% dos votos (901).

Entre os 4.199 eleitores, a abstenção foi de 55,8%.

Com uma diferença de 16 votos, Liliana Sousa, com carreira no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, sucede como bastonária a Alexandra Bento.

Alexandra Bento é casada com o atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro, situação que provocou polémica quando em 2022 Pizarro assumiu funções, por poder estar em causa conflito de interesses.

O ministro recusou então esse conflito de interesses, dizendo que a tutela da Ordem das Nutricionistas estava delegada à secretária de Estado da Promoção da Saúde.

No seu programa eleitoral, a lista de Liliana Sousa defende, entre outras medidas, o reforço da qualidade da formação de nutricionistas, com a Ordem a colaborar nos processos de acreditação e avaliação de licenciaturas que permitem acesso à profissão, e a definição de critérios mínimos para aceder ao estágio à Ordem.

Quer ainda trabalhar na valorização das carreiras de nutricionista e na criação da carreira especial de nutricionista na Administração Pública.

Para o Conselho Jurisdicional ganhou a lista A com 49,5% dos votos e a lista B teve 48,7%.

Ao Conselho Geral, um órgão plenário, a lista A teve 935 mandatos (338 no Norte, 185 no Centro, 262 em Lisboa, 45 no Alentejo, 54 no Algarve, 26 nos Açores e 25 na Madeira) e a lista B 891 mandatos (388 no Norte, 148 no Centro, 195 em Lisboa, 36 no Alentejo, 43 no Algarve, 37 nos Açores e 44 na Madeira).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Amadora-Sintra descrevem colapso nas urgências

Trinta médicos do serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra enviaram uma carta ao bastonário da Ordem a relatar uma situação que classificam de insustentável. Denunciam o incumprimento crónico dos rácios de segurança nas escalas, com equipas reduzidas e pouco diferenciadas, um cenário que resulta em tempos de espera superiores a 24 horas e que compromete a dignidade da prática clínica e a segurança dos utentes

Encerramentos em série nas urgências de ginecologia e obstetrícia preocupam utentes

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um pediátrico estarão encerrados no sábado. No domingo, a situação agrava-se com o fechamento de quatro urgências obstétricas. As escalas do Portal do SNS, consultadas pela Lusa, confirmam os constrangimentos, atribuídos à falta de profissionais, e indicam que outras unidades funcionarão com condicionamentos.

Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se em Coimbra para conferência sobre estimulação cerebral

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra acolhe a 2ª Conferência Portuguesa sobre Estimulação Cerebral em Psiquiatria e Saúde Mental a 18 de dezembro de 2025. O evento, que sucede a uma primeira edição na Fundação Champalimaud, junta especialistas nacionais e internacionais para consolidar uma plataforma de diálogo entre a investigação e a prática clínica, com organização a cargo do CIBIT e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, contando ainda com apoio institucional da ULS Coimbra

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights