Pizarro reafirma disponibilidade para acordo com sindicatos médicos

27 de Outubro 2023

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou hoje a sua determinação em chegar a um entendimento com os sindicatos dos médicos, destacando, no entanto, que qualquer acordo deve preservar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Durante uma reunião com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fnam), Pizarro reiterou o compromisso do governo em encontrar um equilíbrio que beneficie os cidadãos portugueses, fortaleça o SNS e recompense os profissionais de saúde.

Os sindicatos dos médicos apresentaram uma contraproposta negocial que inclui a reposição do horário semanal de 35 horas para todos os médicos que o desejem, a redução das 12 horas semanais de trabalho no Serviço de Urgência e um aumento salarial transversal de 30%. Apesar de ainda não terem alcançado um acordo, a reunião culminou com o agendamento de um novo encontro no próximo domingo, no qual será discutida uma contraproposta que o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar aos sindicatos até à véspera.

Manuel Pizarro enfatizou a importância de um compromisso mútuo para garantir a sustentabilidade do SNS, observando que “as medidas que vierem a ser adotadas garantem a sustentabilidade do SNS”. Os sindicatos SIM e Fnam expressaram a sua disposição para considerar um faseamento na implementação das medidas propostas, embora os detalhes dos prazos só sejam discutidos após a reunião de domingo.

O ministro da Saúde elogiou a abertura dos representantes dos médicos para discutir um possível faseamento, destacando que o sucesso do acordo dependerá da capacidade de ambas as partes se comprometerem “em conjunto com os resultados”. Pizarro afirmou que todas as propostas estão em aberto e que estão empenhados em encontrar uma plataforma de entendimento que beneficie a saúde dos cidadãos portugueses e fortaleça o SNS.

A reunião de domingo promete ser um momento crucial para determinar o rumo das negociações entre o governo e os sindicatos dos médicos, à medida que buscam um acordo que equilibre as necessidades dos profissionais de saúde e a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde em Portugal.

NR/LUSA/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights