Madeira sinaliza cerca de 800 casos de AVC por ano

30 de Outubro 2023

A Região Autónoma da Madeira regista cerca de 800 casos de acidente vascular cerebral (AVC) por ano, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil, referindo que 55% dos doentes são sinalizados fora da “janela terapêutica”.

“Temos ainda 55% dos doentes que não chegam [ao hospital] na janela terapêutica, no horário que deviam chegar. Na Região Autónoma da Madeira, onde todos os sítios estão à distância de 25 minutos, é inaceitável, é impossível, e isto tem de ser mudado”, disse Pedro Ramos, reforçando que “a sinalização dos doentes e a comunicação para o hospital têm de ser feitas rapidamente, para poderem chegar na janela terapêutica.”

O governante falava na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da ilha, no âmbito de uma ação de sensibilização intitulada “Minutos que podem Salvar Vidas”, integrada nas comemorações do Dia Mundial do AVC, que se assinalou no domingo.

Pedro Ramos explicou que o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) dispõe de uma unidade para tratamento de situações de AVC agudas e subagudas com 20 camas e conta com “profissionais com formação e diferenciação”.

A região dispõe também de meios complementares de diagnóstico e terapêutica específicos e de um centro de simulação clínica.

“A confiabilidade no nosso sistema é tão grande que tratamos não só doentes da Madeira, mas também doentes dos Açores”, disse, salientando que 70% do total dos casos são atendidos na unidade de AVC.

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil sublinhou, no entanto, ser necessário trabalhar mais no âmbito da sinalização dos casos e da sua comunicação às entidades.

“A rapidez está ligada ao sucesso da nossa resposta”, realçou.

Pedro Ramos alertou também para o “papel do cidadão”, no sentido de contribuir para a redução dos fatores de risco, entre os quais se contam a hipertensão, a diabetes, o colesterol elevado, a falta de exercício físico e o excesso de peso.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights