Segundo caso de sarampo detetado na região de Lisboa – DGS

19 de Janeiro 2024

Um novo caso de sarampo na região de Lisboa foi detetado na quinta-feira, numa criança que teve contacto com um bebé infetado, reportado no passado dia 11, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), admitindo futuras situações.

“Considerando o contexto internacional de surtos ativos de sarampo na Europa, a confirmação de dois casos de sarampo em Portugal, e a sensibilização dos serviços de Saúde para a deteção precoce da doença, é expectável o aparecimento de casos suspeitos nos próximos dias”, informa a DGS num comunicado hoje divulgado, no qual apela à vacinação.

Segundo a DGS o caso notificado na quinta-feira na região de Lisboa e Vale do Tejo é uma criança de 7 anos, não residente em Portugal e não vacinada.

A criança “teve contacto próximo, durante o período de transmissibilidade, com o caso importado confirmado a 11 de janeiro” e é considerado “um caso secundário”.

A criança, adianta no comunicado, está bem e já estava em quarentena após confirmação do primeiro caso.

No documento, a DGS reforça a importância da vacinação e recomenda às pessoas que verifiquem o boletim de vacinas.

A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação.

Além de explicar os métodos de vacinação a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights