Ministra da saúde vai avaliar primeiros resultados das ULS

9 de Abril 2024

O Governo vai avaliar os primeiros resultados da reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Unidades Locais de Saúde (ULS), que entrou em vigor no início do ano, disse a ministra da Saúde.

Citada numa nota da ULS de Santa Maria (Lisboa) hoje divulgada referente ao lançamento, na segunda-feira, da primeira pedra do Centro de Saúde Mafra Oeste, a ministra disse no seu discurso que será dado “todo o apoio por parte do Ministério da Saúde no plano estratégico da ULS de Santa Maria, nos enormes desafios que tem pela frente em termos de resposta assistencial, mas também nos indicadores económico financeiros”.

“Dados que não deixarão de estar em cima da mesa na avaliação que este Governo fará com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde sobre os primeiros resultados desta grande reforma”, anunciou a governante.

Ana Paula Martins liderou de fevereiro de 2023 até janeiro de 2024 o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (que incluía do Santa Maria) e passou a designar-se ULS de Santa Maria a partir do início do ano.

O SNS passou a partir de 1 de janeiro, durante a vigência do anterior Governo socialista, a estar organizado em ULS, integrando hospitais e centros de saúde debaixo de uma única gestão.

Com a nova orgânica, desapareceram as Administrações Regionais de Saúde.

O país ficou inteiramente coberto por 39 ULS, numa reorganização que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas e a sua circulação entre os centros de saúde e os hospitais, bem como reforçar a aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença.

As ULS são financiadas de acordo com o risco clínico das pessoas a que dão resposta, um processo que avançará gradualmente.

Na prática, os utentes passam a ser classificados e agregados tendo em conta a previsível necessidade de recurso ao SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights