IV Cimeira Ibérica de Hospitais Privados promove debate sobre terapia de protões, recursos humanos e seguros de saúde

6 de Junho 2024

Na quarta edição da Cimeira Ibérica de Hospitais Privados, esta quarta e quinta-feira em Madrid, o debate está centrado na escassez de recursos humanos do setor da Saúde e nas relações com as gestoras de seguros de saúde. O evento começou, porém, com uma visita ao Centro de Terapia de Protões, do grupo Quirón Saúde.

O Centro de Terapia de Protões é uma unidade de saúde diferenciada no tratamento de cancro, que favorece a mínima ou nula radiação junto do tumor, uma menor dose integral de radiação por tratamento. A terapia de protões utiliza feixes de protões acelerados a alta energia, que são direcionados com precisão milimétrica contra o tumor, onde depositam a maior parte de sua energia. Dessa forma, comparada com técnicas convencionais, há uma diminuição de tecido saudável afetado pela radiação, o que representa uma redução do risco de tumores secundários e uma melhoria na qualidade de vida do paciente, informa o comunicado de imprensa.

Esta quinta-feira, após a sessão de abertura e assinatura da Declaração de Madrid, debate-se o presente e o futuro da saúde privada, experiências de formação de mais recursos humanos para o setor e as novas formas de relação entre unidades privadas de saúde e os financiadores, com especial enfoque nos seguros de saúde e no modelo mutualista.

O evento conta ainda com a Turquia como país convidado. Os oradores turcos apresentarão o modelo de saúde do país e o modo de colaboração dos hospitais privados.

Para além de uma série de especialistas do setor, a cimeira conta com a presença do Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, bem como da Embaixadora da Turquia em Espanha, Nuket Kuçukel Ezberci.

Na génese deste evento, cuja primeira edição ocorreu em 2018, está uma cooperação mais estreita entre a Associação de Saúde Privada de Espanha (ASPE) e a APHP, que visam um diálogo mais profícuo entre os hospitais privados espanhóis e portugueses. Mais informação sobre o histórico da Cimeira pode ser obtida no seguinte site: http://cimeiraiberica-hospitaisprivados.pt/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano

O álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que este número permanece “inaceitavelmente elevado”, apesar da descida ligeira que tem registado nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights