“As quatro UCC agora implementadas situam-se nos Centros de Saúde de Penamacor, Proença-a-Nova, Alcains/Vila Velha de Ródão e Oleiros”, explicou a ULSCB, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Segundo o Conselho de Administração (CA) da ULSCB, estas quatro UCC foram criadas no âmbito do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência PRR e da vontade dos seus profissionais, garantindo a total cobertura na sua área geográfica de influência.
“Concretiza-se outro eixo estratégico do programa deste Conselho de Administração que é o de alargar e concluir a rede de cuidados na comunidade – Saúde Comunitária, que permite beneficiar a população dos sete concelhos da sua área de abrangência”, sintetizou a ULSCB.
Estas UCC estão localizadas nos centros de saúde ou em estruturas cedidas pelas autarquias e dão cobertura a toda a população dos concelhos em que se inserem e que agora podem contar com os cuidados de saúde prestados, nomeadamente apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas e grupos mais vulneráveis ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo.
Estas unidades são coordenadas por um enfermeiro e atuam ainda na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família.
Regem-se pelos princípios de cooperação, solidariedade e trabalho de equipa, autonomia, articulação com as outras unidades funcionais da ULSCB, parcerias com estruturas da comunidade local (autarquias, segurança social, instituições privadas de solidariedade social, associações e outras), avaliação contínua e gestão participativa.
As pessoas que têm acesso a estes serviços são referenciadas por diversas instituições, hospital, centros de saúde, autarquias, segurança social, escolas de ensino, entre outras.
A partir de hoje a ULSCB integra um total de sete UCC: Castelo Branco, Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova, Penamacor, Oleiros, Alcains/Vila Velha de Ródão e Sertã.
NR/HN/Lusa
0 Comments