OE2025: Governo aumenta em quase 30 ME resposta a gastos com PPP face a 2024

10 de Outubro 2024

A proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) prevê um valor global para contingências nas parcerias público-privadas (PPP) de cerca de 86,4 milhões de euros, mais 26,7 milhões de euros face ao ano passado.

No documento, o Governo fundamenta este aumento com situações que ocorreram nos hospitais de Braga, Loures, Vila Franca de Xira e Cascais. Destas apenas o Hospital de Cascais ainda se mantém como PPP.

Em relação ao Hospital de Braga, o litígio está relacionado “com a responsabilidade pelo pagamento dos medicamentos para tratamento da Hepatite C a partir de 2018 e dos medicamentos de dispensa obrigatória em farmácia hospitalar prescritos a utentes beneficiários de subsistemas públicos”, registando-se atualmente a contingência no valor de 0,7 milhões de euros.

Por sua vez, no Hospital de Cascais assinalou-se “uma redução em cerca de 1,5 milhões de euros no valor das contingências registadas nos processos pendentes”.

Fixou-se o valor total em 1,7 milhões de euros numa das contingências e em 80 mil euros noutra.

No caso do Hospital de Loures não se registam atualizações com impacto no valor das contingências previstas no Relatório do Orçamento do Estado para 2024.

Já no Hospital de Vila Franca de Xira verificou-se um aumento no valor das contingências face ao valor previsto no Orçamento do Estado para este ano, com uma situação no valor de 21 milhões de euros e outra 6,5 milhões de euros.

O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

A proposta ainda não tem assegurada a sua viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31, no parlamento.

Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights