Mais de dois milhões de crianças nasceram nos 18 meses de guerra no Sudão

14 de Outubro 2024

Mais de dois milhões de crianças nasceram nos 18 meses de guerra no Sudão, que causaram fome e colapsaram o sistema de saúde, deixando fora de serviço mais de 80% dos hospitais, denunciou hoje a organização Save the Children.

A ONG, que indica que estes números se baseiam em análises próprias e em estimativas da ONU, advertiu, em comunicado, que “os primeiros 28 dias de vida de uma criança são os mais perigosos e com maior risco de morte”.

A organização recordou também que este é o “período mais perigoso para a mãe” e observou que, mesmo antes do início da guerra no Sudão, o país africano com cerca de 50 milhões de habitantes “tinha uma das taxas de mortalidade materna mais elevadas do mundo”.

“O conflito cada vez mais violento (…) tornou a prestação de cuidados de saúde cada vez mais difícil, colocando as mães e as crianças em risco de complicações que podem ter consequências para toda a vida e ser mesmo fatais”, refere-se na nota.

A organização sublinha que, de acordo com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cerca de 80% dos hospitais nas zonas mais afetadas pelo conflito foram encerrados e duas em cada três pessoas não têm acesso a serviços de saúde essenciais.

“O pessoal médico, os fornecimentos, a água potável e a eletricidade são escassos e o pessoal médico, as instalações, os transportes e os fornecimentos estão sob ataque”, acrescentou.

O diretor nacional interino da Save The Children no Sudão, Mohamed Abdiladif, advertiu que “as crianças nascidas de mães subnutridas correm um risco acrescido de sofrer de restrição do crescimento fetal, o que contribui para piores resultados em termos de saúde numa fase posterior da vida e para o aumento da mortalidade neonatal”.

A ONG apelou à comunidade internacional para que “tome medidas políticas urgentes para fazer face a esta crise” e para que “disponibilize mais fundos para reforçar os sistemas de saúde” no Sudão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights