IL questiona continuidade da secretária de Estado da Gestão de Saúde e direção do INEM

13 de Novembro 2024

O presidente da IL disse hoje não compreender a continuidade em funções da direção do INEM e o papel no Governo da secretária de Estado da Gestão de Saúde após a mudança na tutela do instituto de emergência médica.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Rui Rocha afirmou que “depois de ouvir as palavras da ministra” não percebe “o que é que a direção do INEM ainda está em funções a fazer”, uma vez que, disse, “parece haver evidência de negligência” na questão dos serviços mínimos “que só foram pedidos três minutos antes de começar o último turno”.

Sobre a secretária de Estado da Gestão de Saúde, que viu ser-lhe retirada a tutela do INEM, Rui Rocha questionou: “o que é que a secretária de Estado está a fazer no Governo nesta altura” depois do que ter sido alvo de uma “desautorização clara”.

“O que é que se passa com a senhora secretária de Estado? Deixou de ter competências para gerir o INEM, porque é que deixa de ter essa competência e essa tutela? (…) Isto não faz sentido, é uma desautorização clara da senhora secretária de Estado, e eu tenho que perguntar o que é que a senhora secretária de Estado está a fazer no Governo nesta altura, depois desta decisão da senhora ministra”, disse.

A ministra da Saúde anunciou na terça-feira que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passou a estar na sua dependência direta, alegando que o instituto assume uma “prioridade enorme” devido ao alarme social dos últimos dias.

Rui Rocha reiterou ainda a posição do partido sobre a continuidade da ministra da Saúde ou a formação de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a crise no INEM será feita quando Ana Paula Martins for ouvida no parlamento.

“Há auditorias pedidas, nós queremos conhecer em detalhe os resultados dessa auditoria e queremos também perceber junto da senhora ministra, a propósito até desta mudança da tutela, que medidas é que tomou, que medidas é que vai acrescentar àquilo que já fez e, daqui por umas semanas, quando houver essa audição, que resultados concretos temos dessas medidas. Parece-me que é a opção prudente”, acrescentou.

O partido recusa para já dizer se vai avançar com a comissão de inquérito, referindo que essa é uma “questão a avaliar” e disse também não considerar necessário – como pediu André Ventura, líder do Chega – uma intervenção do Presidente da República em resposta aos problemas do INEM.

No dia 04 de novembro, os atrasos do atendimento das chamadas nos CODU foram agravados pela coincidência de duas greves: a da função pública decretada pela Fesinap e a das horas extraordinárias decretada pelo STEPH.

Estas falhas no atendimento estão alegadamente associadas à morte de 11 pessoas. Esta situação já motivou a abertura de sete inquéritos no Ministério Público, um dos quais já arquivado. Há ainda um inquérito em curso da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights