Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) revelou que em breve será também aberto um serviço similar em Valença, levando o total de utentes com acesso a esta especialidade a mais de 43 mil no distrito.
João Porfírio Oliveira, presidente da ULSAM, destacou a importância da promoção da saúde oral na região, afirmando que “a saúde oral é um desígnio nacional” e que “toda a gente, independentemente dos seus rendimentos, tem direito a ter uma boa qualidade assistencial”. Oliveira sublinhou ainda que o investimento nesta nova valência é “relativamente reduzido” em comparação com os benefícios que proporciona.
O presidente do conselho de administração reafirmou a intenção de “continuar a trabalhar em parceria com as câmaras municipais para aumentar esta resposta” em outros concelhos, como Paredes de Coura e Valença.
Vale recordar que, no início deste mês, durante a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em Viana do Castelo, foi anunciado que também naquele espaço será instalado um serviço de saúde oral.
Os utentes serão encaminhados para o médico dentista por meio do seu médico de família. A ULSAM abrange dois hospitais, 12 centros de saúde e outras unidades, servindo uma população superior a 244 mil pessoas nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e áreas vizinhas do distrito de Braga, com uma equipa de mais de 2.500 profissionais, incluindo cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
Esta nova valência representa um passo significativo na melhoria do acesso à saúde oral na região, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população local.
NR/LUSA/HN
0 Comments