Gabinete de saúde oral em Arcos de Valdevez para 35 mil utentes

23 de Novembro 2024

O centro de saúde de Arcos de Valdevez inaugurou o gabinete de saúde oral, que irá atender cerca de 35 mil utentes do concelho. Este é o primeiro serviço deste tipo no distrito de Viana do Castelo.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) revelou que em breve será também aberto um serviço similar em Valença, levando o total de utentes com acesso a esta especialidade a mais de 43 mil no distrito.

João Porfírio Oliveira, presidente da ULSAM, destacou a importância da promoção da saúde oral na região, afirmando que “a saúde oral é um desígnio nacional” e que “toda a gente, independentemente dos seus rendimentos, tem direito a ter uma boa qualidade assistencial”. Oliveira sublinhou ainda que o investimento nesta nova valência é “relativamente reduzido” em comparação com os benefícios que proporciona.

O presidente do conselho de administração reafirmou a intenção de “continuar a trabalhar em parceria com as câmaras municipais para aumentar esta resposta” em outros concelhos, como Paredes de Coura e Valença.

Vale recordar que, no início deste mês, durante a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em Viana do Castelo, foi anunciado que também naquele espaço será instalado um serviço de saúde oral.

Os utentes serão encaminhados para o médico dentista por meio do seu médico de família. A ULSAM abrange dois hospitais, 12 centros de saúde e outras unidades, servindo uma população superior a 244 mil pessoas nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e áreas vizinhas do distrito de Braga, com uma equipa de mais de 2.500 profissionais, incluindo cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Esta nova valência representa um passo significativo na melhoria do acesso à saúde oral na região, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população local.

NR/LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

Literacia em saúde para crianças ganha espaço na KidZania.

A Generis Farmacêutica, líder no mercado português de medicamentos genéricos, inaugurou um espaço educativo inovador na KidZania Lisboa, tornando-se o primeiro laboratório farmacêutico a marcar presença neste parque temático. 

EUA vão restringir acesso a vacinas contra covid-19

Os Estados Unidos vão restringir o acesso às vacinas contra a covid-19, recomendando-as a partir de agora apenas a pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas em situação de risco, anunciaram hoje dois responsáveis.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights