OE2025: Aprovada proposta que contorna impacto de atrasos na emissão de atestado de incapacidade

23 de Novembro 2024

Uma proposta de alteração ao OE2025 que visa contornar os atrasos na emissão de atestados médicos de incapacidade multiúso no acesso à Prestação Social de Inclusão (PSI) foi aprovada no parlamento.

A iniciativa, apresentada pelo PSD e CDS-PP, foi aprovada por unanimidade neste primeiro dia de votações na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

De acordo com a proposta, fica assegurado que os utentes a quem é atribuído o atestado de incapacidade passam a ter direito a receber a PSI a partir da data em que requerem esta prestação, desde que ao requerimento juntem o comprovativo do pedido de certificação da deficiência.

E nas situações em que o grau de incapacidade igual ou superior a 60% tenha resultado de junta médica de recurso o direito à prestação é igualmente adquirido a partir do início do mês em que foi apresentado o requerimento com comprovativo de pedido de junta médica.

A lei agora em vigor determina ainda que a prestação se suspende no termo da validade do atestado médico de incapacidade, a não ser que o titular comprove que requereu a sua revalidação até 180 dias antes daquela data, com o novo texto a reduzir aquele prazo para 90 dias.

A discussão e votação na especialidade do OE2025 continua na próxima semana (sendo apenas interrompida para as comemorações do 25 de novembro), estando a votação final global marcada para o dia 29.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights