Médicos de família dão apoio na Urgência do hospital de Leiria

22 de Janeiro 2025

Médicos de família estão a dar apoio no serviço de urgência do hospital de Leiria no âmbito do plano de contingência para o inverno, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.

“O plano de contingência para o inverno, que tem acompanhamento semanal da equipa de resposta sazonal da ULS, colocou já em prática algumas medidas para aliviar a pressão sentida nas últimas semanas”, revelou a Unidade Local, explicando que “uma das medidas já implementada é o reforço da equipa com a colaboração de médicos de família que prestam apoio ao serviço de Urgência”.

Fonte oficial da ULS declarou à Lusa que no Hospital de Santo André, em Leiria, estão a dar apoio dois médicos de medicina familiar e geral, sublinhando que esta medida é a “verdadeira integração de cuidados de saúde”.

Segundo a mesma fonte, “está também em preparação um espaço para a abertura de uma área de apoio ao serviço de Urgência Geral para doentes a aguardar vaga em internamento, com capacidade para 15 doentes”.

A ULS compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

Segundo a ULS, “entre 01 de outubro de 2024 e 19 de janeiro de 2025”, houve “um total de 44.727 atendimentos nos serviços de Urgência”.

Os atendimentos tiveram esta distribuição: Alcobaça (6.468), Pombal (5.641) e Leiria (Urgência Geral – 21.859; Ginecologia/Obstetrícia – 2.155; e Pediatria – 8.604).

“Desde 01 de dezembro de 2024 e até o dia 19 de janeiro do corrente ano, o dia com maior afluência aos serviços de Urgência da ULS foi o dia 27 de dezembro, com um total de 580 atendimentos”, adiantou.

Já entre o dia 01 de janeiro de 2025 e o dia 19, domingo, a média é de 388 atendimentos por dia, apresentando o dia 02 de janeiro o dia com mais atendimentos, 502, e o dia 19 o dia com menos atendimentos, 299, acrescentou.

Questionada sobre o tempo médio de espera, a ULS fez saber que “depende da triagem de Manchester, admitindo-se que, em momentos de maior afluência, existem constrangimentos nos doentes triados com cor verde e amarela”.

Sobre as situações que estão a originar mais deslocações aos serviços de Urgência, a ULS adiantou que se verificam “múltiplos casos de infeção respiratória a vírus com critérios de internamento, sobreposto às patologias que recorrem habitualmente” ao serviço de Urgência Geral.

“Salienta-se a complexidade de alguns casos, em doentes com idade avançada, e provenientes” de lares de idosos, “estruturas que existem em grande número na área geográfica de influência da ULS”.

A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

De acordo com a informação enviada à Lusa, “até ao momento não houve necessidade de suspender atividade cirúrgica”, esclarecendo que “o nível global de contingência da ULS mantém-se no nível 1, sendo que a nível hospitalar está ativado o nível 2 do plano de contingência”.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights