Novo diretor executivo do SNS entra em funções na terça-feira

10 de Fevereiro 2025

O novo diretor executivo do SNS entra em funções na terça-feira, de acordo com a resolução hoje publicada, que autoriza Álvaro Santos Almeida a ser docente em instituições de ensino superior públicas ou de interesse público

A resolução que designou o economista para liderar a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) nos próximos três anos, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, foi aprovada em Conselho de Ministros em 30 de janeiro e foi hoje publicada em Diário da República.

Álvaro Santos Almeida, que confirmou à agência Lusa que assume o novo cargo na terça-feira, está autorizado a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

A resolução destaca também a “apreciação muito positiva” feita pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) do nome escolhido para a DE-SNS.

Este será o terceiro diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), depois das demissões apresentadas por Fernando Araújo em abril de 2024 e por António Gandra D´Almeida, já em 17 de janeiro deste ano, na sequência de uma reportagem sobre a acumulação de funções na altura em que era diretor do INEM no Norte.

A DE-SNS arrancou em janeiro de 2023, mas sem estatutos, que só viriam a ser publicados em outubro desse ano, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde e os cuidados continuados integrados e paliativos, assegurando o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.

Na prática, o novo diretor executivo será o terceiro responsável, em pouco mais de dois anos, por coordenar uma rede com mais de 150 mil trabalhadores e 16,8 mil milhões de euros de orçamento, mas que continua a apresentar dificuldades no acesso dos utentes aos cuidados primários e hospitalares.

Economista e professor universitário, o novo diretor executivo do SNS foi deputado do PSD na Assembleia da República e não é primeira vez que assume pastas ligadas à saúde.

Candidato à Câmara Municipal do Porto nas autárquicas de 2017, Álvaro Santos Almeida, de 60 anos, liderou a Entidade Reguladora da Saúde entre 2005 e 2010 e, em 2015, assumiu a Administração Regional de Saúde do Norte.

O substituto de António Gandra D’ Almeida tem um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Political Science e é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Na Porto Business School é diretor da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Três urgências fechadas no 25 de Abril e seis no fim de semana

Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights