PS assinala que primeiro-ministro não tirou qualquer ilação sobre situação na saúde

13 de Fevereiro 2025

O PS recusou hoje comentar as seis substituições introduzidas pelo primeiro-ministro na sua equipa de secretários de Estado, alegando que as escolhas cabem ao Governo, mas assinalou que nenhuma ilação foi tirada sobre a situação na saúde.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pela vice-presidente da bancada socialista Marina Gonçalves, depois de questionada sobre os novos secretários de Estado escolhidos por Luís Montenegro.

“Quem decide as nomeações e as demissões é o Governo. O PS não tem por hábito dar opinião. A definição dos critérios e a avaliação cabem ao Governo e, em última instância, a quem aceita, que é o Presidente da República”, justificou a ex-ministra socialista.

Segundo Marina Gonçalves, o papel do PS é avaliar a ação governativa.

“Verificamos que, para o Governo, o que está a acontecer na saúde, com o agravamento das condições de atendimento, não é retirada qualquer ilação. Da parte do PS, teremos o foco fundamental na ação governativa, perceber onde é que não está a correr bem e apresentar propostas e fazer a oposição que nos é devida nas áreas que interessam à vida dos portugueses”, acrescentou.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro propôs ao Presidente da República a substituição de seis secretários de Estado, incluindo a de Hernâni Dias, cuja demissão tinha sido anunciada a 28 de janeiro. A posse dos novos membros do Governo terá lugar no Palácio de Belém hoje às 17:30.

Além do ex-secretário de Estado da Administração Local e do Território, Luís Montenegro substitui também os secretários de Estado da Administração e Inovação Educativa, da Segurança Social, da Energia, da Adjunta e da Igualdade e a da Cultura.

Como novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território é nomeado Silvério Regalado, em substituição de Hernâni Dias, exonerado a 29 de janeiro, depois de ter sido noticiado pela RTP que Hernâni Dias criou duas empresas imobiliárias já enquanto governante, responsável pelo recém-publicado decreto que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, a polémica lei dos solos.

Da secretaria de Estado da Administração e Inovação Educativa (MECI) é exonerado Pedro Cunha e nomeada Maria Luísa Oliveira. Já da secretaria de Estado da Segurança Social, é exonerado Jorge Campino e nomeada Filipa Lima.

Foi ainda exonerada como secretária de Estado da Energia Maria João Pereira e nomeado Jean Barroca, enquanto Carla Mouro foi exonerada de secretária de Estado Adjunta e da Igualdade e nomeada Carla Rodrigues. Finalmente, como secretária de Estado da Cultura foi exonerada Maria de Lurdes Craveiro e nomeado Alberto Santos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rapazes jogam mais videojogos e apostam mais dinheiro

A maioria dos alunos joga videojogos, especialmente em dias sem aulas, dedicando-lhes várias horas diárias, enquanto o jogo a dinheiro é menos comum, mas mais prevalente entre rapazes e estudantes do ensino secundário, revela um estudo hoje divulgado.

Prática semanal de 150 minutos de exercício baixa risco e cancro

A prática semanal de 150 minutos de exercício físico moderado reflete-se num risco mais baixo de desenvolver cancro em adulto, indicou hoje um investigador da Fundação Champalimaud, instituição que criou há dois anos um laboratório dedicado a esta área.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights