Há muito a fazer para direitos sociais não serem só uma bandeira constitucional – Helena Roseta

16 de Março 2025

A deputada constituinte Helena Roseta considerou hoje que há ainda muito trabalho a fazer para que os direitos constitucionais à habitação e à saúde sejam uma realidade e não apenas uma bandeira constitucional ou uma meta moral.

Portugal tem hoje “novas formas de pobreza, uma imigração intensíssima”, com “dramas de habitação e de sobrevivência enormes”, a par de camadas da população portuguesa sem acesso a uma casa e a cuidados de saúde, apontou a arquiteta, durante uma conversa com a Lusa.

Nesta conversa a Lusa reuniu também o constituinte Pedro Roseta e duas das três filhas, Filipa (vereadora) e Catarina (investigadora), a propósito dos 50 anos dos trabalhos da Assembleia Constituinte, eleita a 25 de abril de 1975.

Para a arquiteta, que se envolveu ativamente na construção do direito à habitação (artigo 65º), Portugal enfrenta ainda o desafio de tornar efetivos os direitos sociais consagrados na Constituição que a Assembleia Constituinte aprovou em 1976: “Não estão completamente cumpridos”.

“Hoje temos novas formas de pobreza, temos uma imigração que é uma realidade nova”, acrescentou a arquiteta que, com menos de 30 anos e três filhas, chegou à Assembleia Constituinte, com formação em arquitetura e disposta a prosseguir um objetivo que acalentava desde os 19 anos: habitação condigna para todos, num país que convivia com barracas no centro da capital.

“Era muito miúda (…), o Pedro [Roseta] tinha outra preparação que eu não tinha. Legislação para mim era chinês. Concentrei-me só numa coisa que conhecia bem, que era a habitação”, contou, ao recordar os tempos da Constituinte.

Helena Roseta participou também na redação do artigo 66º, relativo ao ambiente e qualidade de vida. “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender”, estabelece o primeiro ponto do articulado.

“A política hoje para mim é voltar ao princípio. É fazer as coisas básicas”, declarou Helena Roseta, que foi uma das poucas mulheres a integrar a Assembleia Constituinte.

Contando com as substituições, a presença feminina na Constituinte limitou-se a um grupo de 27 deputadas (9% do total), tendencialmente com idades entre os 30 e os 39 anos, de acordo com os registos inscritos no livro “Os Constituintes”, editado pelo parlamento.

“Continuo a trabalhar com os bairros, acabei de fazer o programa Bairros Saudáveis, para os bairros vulneráveis no país todo”, indicou a arquiteta.

“Continua a ser a minha política, continuar a ser útil, com o conhecimento que adquiri ao longo destes anos todos, a quem precisa. Porque há muita gente que não precisa nada e, portanto, denunciar aqueles que abusam, que eu isso também gosto!”, admitiu.

Helena Roseta, que no ano passado editou o livro “Habitação e Liberdade”, em que recupera o debate realizado na Assembleia Constituinte em torno desta matéria, constatou que os argumentos usados naquela época são “exatamente os mesmos que estão a voltar agora”.

Pedro Roseta, que se concentrou nas questões da educação, liberdade religiosa e direitos e liberdades e garantias, bem como na organização do sistema político, concordou com a leitura. “Continua a haver pessoas pobres”, lamentou, defendendo que se noutras áreas se verificaram grandes avanços – como nos direitos da mulher e na diminuição da mortalidade infantil -, continua a ser necessário acabar com a precariedade na habitação.

A cooperação entre forças partidárias é para o jurista a base de uma sociedade desenvolvida. “Na democracia não há uma guerra, não vence só quem ganha, vencem todos (…). O papel da oposição é preparar o próximo governo”, vaticinou o jurista, ao sublinhar a alternância própria de um sistema democrático e a necessidade de reunir consensos em questões fundamentais.

Desafiado a comentar um ponto da Constituição, enumerou o direito à diferença:”Para mim, era muito importante. Partir do princípio que há milhares de milhões de seres humanos, não há dois iguais. Isso é extraordinariamente enriquecedor”.

Para construírem a Constituição de 1976, os deputados constituintes inspiraram-se nas democracias europeias e na história constitucional portuguesa, testemunharam Pedro e Helena Roseta.

“Já na altura, tínhamos uma série de deputados eleitos que eram figuras muito importantes, alguns da resistência à ditadura”, afirmou Pedro Roseta, admitindo que o modelo de sociedade suscitou “uma clivagem muito clara” com o PCP, um partido respeitado pelo seu passado, mas com o qual o grupo parlamentar do PPD, onde o jurista se incluía, tinha “grandes lutas”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights