FMUP procura voluntários para ensaio sobre uso de algas na saúde cardíaca e vascular

21 de Março 2025

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está à procura de 150 voluntários para um novo ensaio clínico de avaliação do impacto da ingestão de algas na redução do risco cardiovascular, foi hoje divulgado.

“Os resultados da investigação podem abrir caminho a novas formas de intervenção para a redução do risco cardiovascular através da melhoria da flora intestinal, também conhecida como microbioma”, lê-se na informação partilhada pela FMUP.

Este ensaio clínico é desenvolvido no âmbito do projeto Pacto da Bioeconomia Azul e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Fundos Europeus NextGenerationEU.

Os participantes deverão ter mais de 50 anos e elevado risco cardiovascular ou história de AVC (acidente vascular cerebral) ou de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio), e deverão estar dispostos a adicionar à sua dieta habitual uma suplementação à base de algas.

O ensaio CALGUT implicará três visitas presenciais à FMUP e à Unidade de Saúde Local São João, no Porto, para realização de análises laboratoriais e exames de diagnóstico.

De acordo com a FMUP, “pretende-se, desta forma, medir e comparar parâmetros clínicos e resultados das avaliações, que serão realizadas por uma equipa pluridisciplinar”.

Ao longo do ensaio os voluntários irão beneficiar de acompanhamento clínico e nutricional, além de terem acesso a análises e exames de forma gratuita.

Estima-se que o ensaio dure sete meses.

Liderado por João Pedro Ferreira, professor da FMUP, este estudo irá explorar o potencial da suplementação com algas como adjuvante terapêutico em pessoas com risco cardiovascular elevado.

“As algas possuem várias aplicações nutricionais e terapêuticas, nomeadamente a nível intestinal”, refere a informação da instituição.

Neste ensaio serão analisados os efeitos da microalga Spirulina e da macroalga Gelidium, espécies de algas autorizadas como alimentos ou suplementos alimentares.

“O impacto destas algas na saúde cardiovascular será comparado e os resultados serão divulgados”, acrescenta a FMUP.

O ensaio CALGUT (Efeitos dos suplementos alimentares com algas nos marcadores de risco cardiovascular e no microbioma intestinal: ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, com dupla ocultação) teve a aprovação da Comissão de Ética da ULS São João.

O consórcio que gere este ensaio envolve 83 membros e dois parceiros, incluindo empresas, ‘startups’, pequenas e médias empresas (PME) e outras instituições do Ensino Superior.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: “a ciência é fundamental para a saúde”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, discursou hoje na abertura do 42º Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, elogiando a especialidade e apelando à sua valorização no sistema de saúde português.

David Marçal: Desafios na comunicação científica: diálogo e confiança

David Marçal, comunicador de ciência e professor convidado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, proferiu hoje a conferência inaugural subordinada ao tema “como manter viva a chama e o deslumbramento pela ciência” no 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar em Tróia, destacando a importância do diálogo e da confiança no processo científico.

Nuno Jacinto: Reflexões sobre o futuro dos cuidados de saúde primários

Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, destacou hoje a importância dos cuidados de saúde primários e a necessidade de um rumo claro no sistema de saúde, durante o 42 Encontro Nacional de Medicina Familiar que decorre em Tróia

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights