Taxa de incidência da tuberculose em Angola aumentou 28% entre 2023 e 2024

25 de Março 2025

A taxa de incidência da tuberculose em Angola aumentou 28% em 2024 face ao ano anterior, tendo sido notificados quase 90 mil casos, informou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa.

Segundo o governante, que falava em Luanda numa cerimónia que assinalou o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a taxa de incidência de tuberculose em 2024 foi de 224,6 por 100.000 habitantes contra 190,4 por 100.000 habitantes em 2023, com um total de 89.862 casos notificados.

A faixa etária mais atingida, neste período, foi dos 25 aos 34 anos, adiantou o responsável.

“Este elevado fardo de morbilidade tem consequências negativas para a saúde e para a economia das famílias, das comunidades, e afeta o desenvolvimento nacional, pelas consequências nefastas  do absentismo escolar, absentismo laboral e da perda de produtividade”, apontou Carlos Pinto de Sousa.

O secretário de Estado frisou que, globalmente, a incidência de tuberculose diminuiu cerca de 2% por ano e entre 2015 e 2020 a redução acumulada foi de 11%, mas, em 2021, pela primeira vez em mais de uma década, houve um aumento significativo no número de mortes por tuberculose a nível mundial.

Entre os fatores que contribuíram para esta situação destacou o acesso ao diagnóstico e tratamento da tuberculose no contexto da pandemia da covid-19.

O Governo angolano pretende mobilizar e garantir “que os parceiros, o setor privado, as organizações da sociedade civil e mundo académico dediquem mais atenção ao reforço urgente do investimento na luta contra a tuberculose, e na investigação sobre esta doença, para acelerar os avanços tecnológicos e a adoção de inovações que permitirão pôr fim à tuberculose até 2030”, referiu.

A tuberculose representa a terceira principal causa de morbilidade e mortalidade em Angola, depois da malária e dos acidentes rodoviários.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Angola encontra-se entre os 20 países mais afetados pela tuberculose a nível mundial, com uma média anual de 65.000 novos casos de tuberculose nos últimos cinco anos.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março de cada ano, foi criado para consciencializar o público sobre a epidemia global de tuberculose e os esforços para eliminar a doença.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights