Trump vai nomear diretora interina dos CDC definitivamente para o cargo

25 de Março 2025

O Presidente norte-americano Donald Trump vai nomear Susan Monarez, diretora interina dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e funcionária federal de longa data, definitivamente para o cargo, confirmou hoje um responsável da Casa Branca.

Trump retirou abruptamente a nomeação da sua primeira escolha, David Weldon, no início do mês, noticiou a agência Associated Press (AP).

Monarez tem desempenhado as funções de diretor interino do CDC desde janeiro e veio de outra agência do governo federal, a Advanced Research Projects Agency for Health.

Um porta-voz do CDC encaminhou uma pergunta sobre Monarez para a Casa Branca. Numa publicação nas redes sociais, Trump disse que Monarez irá trabalhar em estreita colaboração com o secretário da Saúde, Robert F. Kennedy Jr.

“Como mãe incrível e servidora pública dedicada, a Dra. Monarez compreende a importância de proteger os nossos filhos, as nossas comunidades e o nosso futuro”, frisou Trump.

“Os americanos perderam a confiança no CDC devido a preconceitos políticos e a uma má gestão desastrosa”, acrescentou.

No início do, a Casa Branca retirou a nomeação de Weldon, um antigo congressista da Florida, para liderar o CDC.

Weldon, intimamente ligado a Kennedy, que durante anos foi um dos principais ativistas antivacinas do país, disse aos meios de comunicação social norte-americanos que a sua nomeação foi retirada porque “não houve votos suficientes” para a confirmação.

Ao longo dos últimos anos, Weldon associou as vacinas ao aumento dos casos de autismo e propôs repetidamente várias medidas destinadas a desmantelar um CDC que se esperava viesse a dirigir durante um Governo Trump centrado na redução da despesa pública dos Estados Unidos.

O CDC está sediado em Atlanta e tem um orçamento principal de mais de 9 mil milhões de dólares. Foi criado há quase 80 anos para prevenir a propagação da malária nos EUA.

A sua missão foi posteriormente expandida e tornou-se gradualmente um líder global em doenças infecciosas e crónicas e uma fonte de referência de informação sobre saúde.

Antes de ser nomeada diretora interina do CDC no início deste ano, Monarez era amplamente conhecida pelos seus papéis governamentais em matéria de tecnologia de saúde e biossegurança.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Navios de Cruzeiro: Estamos Preparados para um Surto?

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Montenegro: Governo não prescinde de parcerias na área da saúde

O primeiro-ministro disse hoje não prescindir do modelo de parcerias com as instituições sociais e privadas na área da saúde para resolver os problemas das populações não abrangidas pela rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

CAPVAXIVE®, nova vacina pneumocócica 21-valente da MSD, aprovada pela Comissão Europeia para vacinação pneumocócica em adultos

A MSD, conhecida como Merck (NYSE: MRK) nos Estados Unidos e no Canadá, anuncia que a Comissão Europeia (CE) aprovou a introdução no mercado de CAPVAXIVE®, uma nova vacina pneumocócica conjugada 21-valente, para a prevenção de doença invasiva e pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae em pessoas com 18 ou mais anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights