Tuberculose matou 280 pessoas na província moçambicana de Nampula em 2024

28 de Março 2025

 Pelo menos 280 pessoas morreram devido à tuberculose na província de Nampula, no norte de Moçambique, no ano passado, segundo dados do executivo provincial, consultados hoje pela Lusa, que apontam as crianças como as principais vítimas.

De acordo com uma nota do Conselho Executivo Provincial de Nampula, a mais populosa província de Moçambique, foram notificados e tratados 12.294 casos de tuberculose em 2024, dos quais 59% correspondem à forma mais infecciosa da doença, dos quais 280 resultaram em morte, sendo o “grosso” do número relativo a crianças.

“De entre os casos [diagnosticados], 1.375 são crianças”, refere ainda a nota.

De acordo com a Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), uma organização não-governamental internacional, mais de 108 mil pessoas receberam tratamento contra tuberculose desde 2019 em 50 distritos das províncias de Zambézia, Sofala, Tete e em Nampula, no norte e centro de Moçambique.

Segundo a ONG, entre 2019 e 2024, do total dos 108.242 casos notificados e tratados no país, 10.547 eram crianças.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights