Algarve vai ter edifício com quatro valências na área da Biomedicina em Loulé

31 de Março 2025

O Algarve vai ter um biobanco, um banco de células estaminais, um centro de Entomologia e um laboratório de Genética, localizados num edifício que será inaugurado em Loulé na terça-feira, disse o presidente do Algarve Biomedical Center (ABC).

Em declarações à Lusa, Pedro Castelo Branco destacou a importância destes equipamentos – que ficarão localizados num único espaço, o Edifício Outreach -, para a investigação biomédica e os serviços de saúde do distrito de Faro.

“Este edifício pretende colmatar algumas necessidades que a região tem vindo a ter na área da Saúde, mais especificamente em áreas em que, efetivamente, o Algarve não tinha essas capacidades”, afirmou o líder do consórcio que une a Universidade do Algarve (UAlg) e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.

O presidente do ABC enalteceu o apoio da Câmara de Loulé, que cedeu o terreno com um edifício que estava devoluto, mas onde foi construído um novo, com mais cerca de 350 metros quadrados de áreas de laboratórios, num investimento acima de dois milhões de euros, “só a infraestrutura e sem equipamentos”, com o apoio de fundos comunitários.

O Edifício Outreach vai acolher um laboratório de Genética que estava em funcionamento em instalações provisórias na UAlg e que vai permitir dar “apoio às pessoas que precisam de análises na área da genética médica”, indicou Pedro Castelo Branco, frisando que o espaço conta com pessoal especializado para lidar com os equipamentos e tratar os dados.

Outra valência disponível no novo edifício em Loulé vai ser um biobanco, que “também é uma necessidade premente” na região, salientou Pedro Castelo Branco, exemplificando que esta estrutura permite armazenar “tecidos, sangue ou soro”.

“Estes materiais podem ser guardados da forma devida e depois utilizados no futuro para linhas de investigação e responder a perguntas específicas sobre aquilo que são as características das pessoas que vivem no Algarve”, esclareceu, frisando que este trabalho permite, por exemplo, identificar o que caracteriza as mulheres que padecem de cancro de mama na região.

No novo equipamento em Loulé vão também poder-se “armazenar células estaminais do cordão umbilical”, para poderem “ser utilizadas mais tarde” em pessoas que fizeram esta doação ou este armazenamento “para determinado tipo de terapias”, referiu.

“E depois finalmente iremos ter também um centro de Entomologia, numa parceria com o Instituto Ricardo Jorge, que ainda está em fase de conclusão, mas a ideia é que tenhamos aqui em baixo [no Algarve] uma estrutura para avaliar os vetores que vão aparecendo na região”, afirmou, salientando a sua importância para analisar eventuais fatores transmissores de doenças.

Estas quatro valências estarão acompanhadas por uma “estrutura de apoio transversal” às atividades do centro académico, que vai dar assistência em tarefas como a escrita de projetos, a execução de projetos ou o financiamento, disse ainda o presidente do ABC.

O Edifício Outreach vai contar, a partir da sua abertura, com entre 15 a 20 colaboradores, número que pode no futuro crescer, admitiu o presidente do ABC, considerando que este projeto põe o Algarve “no mapa” da investigação e do conhecimento em Biomedicina.

A Inauguração do Edifício Outreach do Algarve Biomedical Center está marcada para terça-feira, às 17:00, em Loulé.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights