Inglaterra vai disponibilizar gratuitamente a pílula do dia seguinte nas farmácias

31 de Março 2025

A pílula do dia seguinte, um contracetivo de emergência tomado após uma relação sexual, estará disponível gratuitamente nas farmácias em Inglaterra “ainda este ano”, anunciou hoje o Governo britânico.

Atualmente, as mulheres podem obter a pílula gratuitamente nos centros de saúde sexual geridos pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) ou mediante receita médica.

A pílula estará disponível gratuitamente nas farmácias “ainda este ano”, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, as mulheres que não têm receita médica têm atualmente de pagar “até 30 libras” (cerca de 35 euros) para obter este fármaco, sendo que os preços podem variar de farmácia para farmácia.

“As mulheres de toda a Inglaterra enfrentam uma injusta lotaria postal quando procuram a contraceção de emergência, com o acesso a variar consideravelmente consoante o local onde vivem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Stephen Kinnock.

“Ao disponibilizá-la nas farmácias, garantiremos que todas as mulheres possam aceder a estes cuidados de saúde essenciais quando deles necessitarem”, continuou.

O Governo anunciará mais pormenores sobre o seu plano de investimento para as farmácias públicas na segunda-feira.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights