Tarifas: Indústria farmacêutica europeia pede “mudança radical de política”

8 de Abril 2025

A indústria farmacêutica avisou hoje Bruxelas que é necessária uma “mudança radical de política” para evitar a transferência de empresas para o mercado norte-americano, onde disse existirem mais incentivos.

“A menos que a Europa implemente uma mudança política rápida e radical, é cada vez mais provável que a investigação, o desenvolvimento e o fabrico farmacêutico sejam transferidos para os EUA”, defendeu, em comunicado, um grupo de presidentes executivos de farmacêuticas europeias.

Os representantes das farmacêuticas estiveram hoje reunidos com a presidente da Comissão Europeia, Ursula, von der Leyen.

As tarifas impostas, na semana passada, pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, não afetam os produtos farmacêuticos da União Europeia.

Esta indústria defendeu hoje que os EUA estão à frente da Europa “em todos os indicadores de investimento”, como a disponibilidade de capital, propriedade intelectual, recompensas pela inovação e velocidade de aprovação.

“Com a adoção das tarifas, há poucos incentivos para investir na UE e incentivos significativos para a mudança para os EUA”, apontaram.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quarta-feira a imposição de uma tarifa de base global de 10% a todos os países que considera estarem a criar barreiras comerciais aos produtos norte-americanos, acrescentando uma tarifa adicional para aqueles que considera serem os “piores infratores”.

Será aplicada uma tarifa de 20% a todas as importações provenientes da União Europeia.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights