OMS alerta para perturbações nos serviços de saúde em 70% dos países que inquiriu

11 de Abril 2025

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para perturbações nos serviços de saúde em 70% das delegações nacionais inquiridas, “resultado das suspensões e reduções súbitas da ajuda pública ao desenvolvimento para a saúde”.

Através de um comunicado, a OMS fez saber que as avaliações feitas “suscitam a preocupação de efeitos potencialmente mais profundos e prolongados nos sistemas e serviços de saúde em todo o mundo, especialmente em contextos vulneráveis e frágeis” e apelam a uma “ação urgente”, bem como uma “resposta internacional”.

Os dados da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA, na sigla inglesa) são recolhidos pela da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e têm por objetivo “identificar o apoio urgente de que os países necessitam para evitar impactos na saúde das populações e orientar o acompanhamento da situação”.

No balanço realizado entre março e abril deste ano que envolveu 108 representações da OMS em vários países, sobretudo em países de rendimento baixo e médio-baixo, demonstra que os países estão a realocar financiamento proveniente de fontes internas e externas.

Contudo, segundo o comunicado, “até 24% das respostas das representações nacionais da OMS sugerem que os cortes orçamentais já se estão a traduzir num aumento dos pagamentos diretos”.

“Estes resultados traçam um quadro preocupante sobre o impacto dos cortes súbitos e não planeados da ajuda na saúde de milhões de pessoas”, afirmou o Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS.

“Embora estes cortes sejam um choque, estão também a impulsionar uma transição acelerada da dependência da ajuda para uma autossuficiência mais sustentável, baseada nos recursos internos. Muitos países estão a pedir o apoio da OMS, que está a trabalhar com eles para identificar e adaptar as medidas mais eficazes”, acrescentou Ghebreyesus.

Segundo os dados recolhidos, estas reduções e suspensões de financiamento estão a ter impacto a nível da preparação e da resposta a emergências sanitárias (70%), da vigilância da saúde pública (66%), da prestação de serviços (58%), da ajuda humanitária (56%) e da mão-de-obra no setor da saúde e dos cuidados de saúde (54%).

A OMS revela que vários serviços de saúde estão a sofrer interrupções na deteção e resposta a surtos, malária, VIH, tuberculose, infeções sexualmente transmissíveis, planeamento familiar e serviços de saúde maternoinfantil em pelo menos um terço dos países que responderam ao inquérito.

A OMS não tem dúvidas de que as perturbações que se registam são “comparáveis às observadas durante os períodos de pico da pandemia de COVID-19 em alguns contextos”, destacando ainda que “a escassez de medicamentos” e os “sistemas de informação foram particularmente afetados”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights