Governo “estuda soluções” para os transportes de Lisboa e Vale do Tejo

29 de Junho 2020

O Governo está a “estudar soluções” para os transportes públicos de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), região do país que tem registado um aumento de casos relacionados com a covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

“Estamos a estudar soluções, acelerando alguma recuperação de algum material circulante. Hoje está a haver uma reunião no respetivo Ministério”, disse António Lacerda Sales que falava na conferência de imprensa trissemanal de balanço sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

Questionado sobre se a situação dos transportes nesta região preocupa a tutela por eventuais sobrecargas poderem significar potencial risco de contágio do novo coronavírus, António Lacerda Sales admitiu que “há algumas viagens ao longo do dia que têm sobrecarga” e que “essa situação preocupa”.

Mas o governante também garantiu que “em média [os transportes públicos em LVT] têm uma taxa de ocupação entre os 40 e os 45% ao longo do dia” e pediu que se tivesse em atenção outras soluções para além de aumento de veículos.

“Às vezes pensamos que a única medida é mais transportes, mais comboios e mais autocarros e não. É importante perceber as medidas de segurança que têm sido tomadas, desde as medidas adicionais de limpeza e de desinfeção”, disse o secretário de Estado.

De acordo com António Lacerda Sales, “existem cerca de 700 pessoas a trabalhar na limpeza dos transportes públicos” da região.

Portugal regista hoje mais quatro mortes causadas pela covid-19 do que no domingo e mais 266 infetados, cerca de 85% dos quais em LVT, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, o número de mortos relacionadas com a covid-19 ascende hoje a 1.568 pessoas enquanto os casos confirmados desde o início da pandemia totalizam 41.912 infetados.

Em comparação com os dados de domingo, constatou-se hoje um aumento de óbitos de 0,3%, enquanto a evolução dos casos de infeção mostrou um crescimento de 0,6%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.977 casos, mais 225 do que no domingo.

Esta região tem atualmente 45% dos infetados em todo o país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 501 mil mortos e infetou mais de 10,16 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights